Questionario de direito.

1-A Questão Social ocorre em um período de deterioração da sociedade, principalmente do proletariado. Os estudiosos de Karl Marx a chamavam de:

RESPOSTA: Luta de Classes

2 - O direitocomparado revela serem vários os sistemas de proteção, voltados essencialmente para manter o Poder Executivo e especialmente os seus agentes, no caminho do respeito aos direitos fundamentais. Um é osistema “judicial”, outro, o sistema – na falta de termo melhor – “administrativo”, um terceiro – recente e até certo ponto anômalo (*) – o do “ombudsman”, do qual se aproxima a “procuratura” soviética.(*) Anômalo: Anormal

(Fonte: FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. A Proteção Contra o Administrador. In:______Direitos Humanos e Relações Internacionais. São Paulo: Saraiva, 2009)

Segundo o texto,todos os sistemas abaixo podem servir para uma manutenção do respeito aos Direitos Fundamentais, exceto:


RESPOSTA: Poder Executivo.


3 - A respeito dos forais e cartas de franquia, podemosafirmar que:

RESPOSTA: Os senhores feudais, mormente os reis, outorgavam, inscreviam direitos próprios e peculiares aos membros do grupo para que, por todo o sempre, fossem conhecidos erespeitados.


4 - Ao Estado juridicamente organizado através da sistematização das normas em forma de lei, que também está subordinado às mesmas, assim como a sociedade, damos o nome de:

RESPOSTA:Estado de Direito

5 -Acesse o site: http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm (último acesso em 02 Dez. 2010) e leia atentamente, na íntegra, o texto da DeclaraçãoUniversal dos Direitos Humanos. Observe também duas características: data e importância histórica (no cabeçalho do texto).

RESPOTA: São direitos apontados num dos principais documentos históricosrelativo a direitos humanos declarados universais


6- Compreendemos que existe a necessidade de proteção contra aquele que legisla, ou seja, que cria as leis, porém a divisão de poderes é...