Questionario de contabilidade publica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
(Questionário)

JANGA -2011
1. Qual é uma característica essencial para a existência de um passivo?

Resposta: que a entidade tenha uma obrigaçãopresente. Uma obrigação é um dever ou responsabilidade de agir ou fazer de uma certa maneira. As obrigações podem ser legalmente exigíveis em consequência de um contrato ou de requisitos estatutários.Esse é normalmente o caso, por exemplo, das contas a pagar por mercadorias e serviços recebidos.

2. De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Contabilidade nº 1.121, de 28 de março de 2008,que dispõe sobre a estrutura conceitual para a elaboração e apresentação das demonstrações contábeis, receitas são aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de entradade recursos ou aumento de ativos ou diminuição de passivos, que resultem em aumento do patrimônio líquido e que não sejam provenientes de aporte dos proprietários da entidade e as despesas sãodecréscimos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de saída de recursos ou redução de ativos ou incremento em passivos, que resultem em decréscimo do patrimônio líquido e que nãosejam provenientes de distribuição aos proprietários da entidade. Desta maneira como será denominada a receita sob o enfoque patrimonial?

Resposta: será denominada simplesmente de variação patrimonialaumentativa e a despesa sob o enfoque patrimonial será denominada simplesmente de variação patrimonial diminutiva. Ambas não devem ser confundidas com a receita e a despesa orçamentária

3. Ocritério de mensuração ou avaliação dos ativos intangíveis obtidos a título gratuito e a eventual impossibilidade de sua valoração devem ser evidenciados em notas explicativas. Assim quando deve serreconhecido um ativo intangível?

Resposta: somente quando for provável que os benefícios econômicos futuros esperados atribuíveis ao ativo serão gerados em favor da entidade; e o custo do ativo...
tracking img