Questionario de conectividades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Questionário Sobre Tologias e Classificação Geograficas



As redes são classificadas pela sua abrangência geográfica, sendo divididas de que forma?

PAN, SAN (LANs, MANs, WANs)

Descreva e dê as características de uma rede LAN .

Redes que permitem a interconexão de equipamentos de comunicação de dados numa pequena região. Em geral, costuma-se considerar “pequena região”distâncias até 2Km, muito embora as limitações associadas às técnicas utilizadas em redes não imponham limites a essas distâncias.

Em computação, rede de área local (ou LAN, acrônimo de local area network) é uma rede de computador utilizada na interconexão de computadores, equipamentos processadores com a finalidade de troca de dados. Um conceito mais definido seria: é um conjunto de hardware esoftware que permite a computadores individuais estabelecerem comunicação entre si, trocando e compartilhando informações e recursos. Tais redes são denominadas locais por cobrirem apenas uma área limitada (10 Km no máximo, quando passam a ser denominadas MANs), visto que, fisicamente, quanto maior a distância de um nó da rede ao outro, maior a taxa de erros que ocorrerão devido à degradação dosinal.

As LANs são utilizadas para conectar estações, servidores, periféricos e outros dispositivos que possuam capacidade de processamento em uma casa, escritório, escola e edifícios próximos.

Características de LANs:

◦Normalmente pertencem a uma mesma organização

◦Altas taxas de transmissão (10Mbps a 1Gbps)

◦Baixas taxas de erro

◦Em geral são de propriedade privadaDescreva e dê as características de uma rede MAN .

MAN (Metropolitan Área Network)
Quando a distância de ligação entre vários pontos de rede começa a atingir distâncias metropolitanas, chamamos essa rede não mais de Rede Local, mas de Rede Metropolitana. As MANs possuem características semelhantes a Rede Local, porém cobrem distâncias maiores e operam em velocidades maiores. Em geral, asMANssão de propriedade de concessionárias de Telecomunicações e podem ser chamadas de Backbones Metropolitanos.


Os MAN (Metropolitan Area Network, redes metropolitanas) interligam vários LAN geograficamente próximos (no máximo, a algumas dezenas de quilómetros) com débitos importantes. Assim, um MAN permite a dois nós distantes comunicar como se fizessem parte de uma mesma rede local.

Um MAN éformado por comutadores ou switchs interligados por relações de elevado débito (em geral, em fibra óptica, e os desenvolvimentos mais recentes para acesso a internet de alta velocidade sem fio, resultaram em outra MAN).





Descreva e dê as características de uma rede WAN.

A Wide Area Network (WAN), Rede de área alargada ou Rede de longa distância, também conhecida como Redegeograficamente distribuída, é uma rede de computadores que abrange uma grande área geográfica, com frequência um país ou continente. Difere, assim, das Rede pessoal (PAN), das Rede de área local (LAN) e da Rede de área metropolitana (MAN).

As WAN tornaram-se necessárias devido ao crescimento das empresas, onde as LAN não eram mais suficientes para atender a demanda de informações, pois era necessária umaforma de passar informação de uma empresa para outra de forma rápida e eficiente. Surgiram as WAN que conectam redes dentro de uma vasta área geográfica, permitindo comunicação de longa distância.



WAN (Wide Área Network)
Redes Geograficamente Distribuídas surgiram da necessidade de se compartilhar recursos especializados por uma maior comunidade de usuários geograficamente dispersos. Porterem um custo de comunicação bastante elevado (circuitos para satélites e enlaces de microondas), tais redes são em geral públicas, isto é, o sistema de comunicação, chamado sub-rede de comunicação, é mantido, gerenciado e de propriedade de grandes operadoras privadas e seu acesso público. As velocidades de transmissão são baixas, da ordem de Kilobits/segundo, embora alguns enlaces hoje cheguem...
tracking img