questionario de anropologia

330 palavras 2 páginas
O que é Antropologia?

Antropologia é uma ciência do homem ou seja, uma ciência que se dedica ao estudo do homem sobre o homem e a sociedade de maneira geral. Este estudo leva em conta sua origem, desenvolvimento, comportamento, psicologia, particularidades raciais, hábitos, costumes, conhecimentos, crenças, etc.

Qual o objeto de estudo?

Os primeiros antropólogos adotaram como objeto de estudo, os “Homens Primitivos”, buscaram civilizações distantes de quaisquer outras onde seus costumes estivessem intactos e tecnologias pouco desenvolvidas.
No inicio do século XX, se percebe que esse objeto de estudo começa a cair pela própria evolução social. Este fato acarreta numa crise de identidade onde se começa a relacionar o fim dos “Selvagens“ com do estudo do homem. É quando os antropólogos partem em busca de outro objeto de estudo, “O Homem Camponês“, é quando acredita-se ter encontrado o objeto de estudo ideal.
Finalmente, toma-se um terceiro caminho, não ignorando o anterior mas através de um novo tipo de abordagem, o homem de maneira geral e o homem em todas as sociedades, sob todas as latitudes em todos os seus estados e em todas as épocas.

Quais os tipos?

A antropologia biológica que estuda as variações dos caracteres biológicos do homem no espaço e no tempo. Sua problemática é a das relações entre o patrimônio genético e o meio.

A antropologia pré-histórica que estuda o homem através de vestígios materiais encontrados no solo. Seu projeto visa reconstruir as sociedades desaparecidas, tanto em suas técnicas e organizações sociais, quanto em suas produções culturais e artísticas.

A antropologia linguística que estuda a linguagem que com toda evidencia, é parte do patrimônio cultural de uma sociedade.

A antropologia psicológica consiste no estudo dos processos e do funcionamento do psiquismo humano. Onde os atropólogos em primeira instancia não são confrontados a conjuntos sociais e sim a indivíduos.

A antropologia social e cultural é tudo

Relacionados