Questionario arte da guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1072 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Respostas do questionário sobre o livro A Arte da Guerra – Sun Tzu

1) Ambos autores enaltecem a importância da vitória em uma guerra, tanto por questões de sobrevivência, como para desenvolvimento, domínio, afirmação de um povo e que para isso há a necessidade de um ótimo preparo para entrar nessa guerra, tanto no preparo de psíquico-mental dos combatentes como nas estratégias a seremutilizadas.
As frases dos autores só corrobora a importância da obra de Sun Tzu para o planejamento de uma nação em um evento de tanta importância como a guerra.

2) Os mais variados motivos possíveis; econômicos, religiosos, liberdade, étnicos. Todos eles pelo fato de tentar impor um ideal suposto a uma comunidade. É difícil mensurar quais as consequências de uma guerra para uma nação.
Pode ocorrerdesde efeitos trágicos que perduram até hoje (ex: Paraguai após a Guerra do Paraguai), elevação da nação a superpotência (ex: EUA após 2ª Guerra mundial). O que se pode afirmar com veemência é que mudanças drásticas ocorrerão, principalmente em âmbitos políticos e econômicos.

3) A frase sugere que de uma forma ou de outra e independente das decisões tomadas a guerra trará resultados ruins paraos que nela combatem. Isso é uma verdade pelo menos a curto prazo, entretanto diversas nações conseguem obter efeitos benéficos a longo prazo.

4) A obra cita alguns fatores essenciais do conhecimento de um general para determinar o resultado de uma guerra, dentre eles: doutrina, o tempo, o terreno, o mando e a disciplina. A doutrina significa aquilo que faz com que o povo esteja em harmonia comseu governante, de modo que o siga onde esse for, sem temer por suas vidas, nem de correr qualquer perigo.
O tempo significa o Ying e o Yang, a noite e o dia, o frio e o calor, dias ensolarados ou chuvosos e a mudança das estações. O terreno implica as distâncias, e faz referência onde é fácil ou difícil deslocar-se, se é em campo aberto ou lugares estreitos, e isto influencia as possibilidadesde sobrevivência. O mando há de ter como qualidades: sabedoria, sinceridade, benevolência, coragem e disciplina.
Por último, a disciplina há de ser compreendida como a organização do exército, as graduações e classes entre os oficiais, a regulação das rotas de mantimentos, e a provisão de material militar ao exército.
Estes cinco fatores fundamentais hão de ser conhecidos por cada general.Aquele que os domina, vence; aquele que não, sai derrotado. General em uma guerra exerce atividades fundamentais para a conquista da vitória entre elas incluem-se papéis de liderança, estratégia, motivação, organização. Teve-se diversos generais que guardaram seu nome na história como por exemplo: Ciro, Napoleão, Leônidas, Alexandre o Grande, Aníbal, Júlio César, Ho Chi Minh.

5)Sim. Exemplo é a IIIConvenção de Genebra (1949) que informa sobre o tratamento aos prisioneiros de guerra.

6) O artigo 147 da Quarta Convenção de Genebra define crimes de guerra como: "Assassinatos intencionais, tortura e tratamento desumano, inclusive… causando grande sofrimento intencionalmente, ou graves danos ao corpo ou à saúde, deportações e deslocamentos ilegais, confinamentos ilegais de pessoas protegidas,obrigar pessoas a servir em forças hostis, privação intencional do direito a um julgamento justo e regular de pessoas protegidas, … fazer reféns, destruição extensiva e apropriação indevida, não justificada por necessidade militar e realizada de maneira injustificada, intencionalmente".
Foram acrescidos genocídio e crimes contra a humanidade na lista de Crimes de Guerra. Recentemente,o Tribunal de Haia passou a julgar os Crimes de Guerra e considerar também estupros em massa e escravização sexual como integrantes dos crimes contra a humanidade. Desrespeitar a Convenção de Genebra é também um Crime de Guerra. É o Tribunal Penal internacional (ou ainda Corte Penal Internacional) é a instituição competente para julgar os crimes de guerra.

7) Não significa que por estar em situação...
tracking img