Questionamentos - pedologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTIONAMENTOS

a) A Ciência do Solo, como todas as ciências, só ganha real significado se prestar serviços aos homens, portantoressalte qual o objetivo da Pedologia descrito pelo autor no texto?Aprender a utilizar os solos sem destruí-los.

b) Quais papéis importantes do solo para o desenvolvimento das sociedades humanas? Comente sobre cada um deles:

O solo é fonte de alimentos -Essa é provavelmente sua função mais conhecida. Sabemos que os volumes, bemcomo a qualidade das produções agrícolas dependem das propriedades dos solos e, sobretudo, das maneiraspelas quais estas últimassão tratadas, trabalhadas, melhoradas e protegidas.

O solo é fonte de materiais e energia - Em primeiro lugar, o solo é um material que pode ser utilizado,diretamente ou após tratamento, naconstrução civil, na produção mineira, na elaboração de materiais especiais,etc. Além disso, através da produção vegetal, que nele se desenvolve, e através do seu próprio potencialbiológico, o solo é fontenão só de vários tipos de produtos de origem vegetal, como também de uma grande parteda energia de origem biológica. Isto é particularmente importante nas regiões tropicais e equatoriais, onde aatividade biológica, animal e vegetal, são muito intensos.

O solo exerce grande influência sobre o comportamento das águas - Os regimes hidrológicos, bem como aqualidade química e biológica das águas,tanto dos lençóis freáticos como dos rios, são fortemente influenciadospelos solos. A razão é que as águas, antes de chegarem aos rios e lençóis freáticos, atravessam os solos, maisou menos facilmente,mais ou menos lentamente, e segundo trajetos mais ou menos longos, que têm que ser conhecidos.

O solo é, enfim, o suporte das construções dos homens - Sobre os solos o homem constrói casas,estradas,usinas, canais, reservatórios, etc. Também devolve aos solos os resíduos do seu desenvolvimento, resíduosesses que são cada vez mais numerosos e provocam, de forma crescente nas sociedades...
tracking img