Question rio Economia I HEG HPE e FEB

676 palavras 3 páginas
AVALIAÇÃO
Responda 1 questão de cada tema (1 de HEG, 1 de HPE e 1 de FEB). Cada resposta deve ter no mínimo 1 página e no máximo 3 páginas. Apresente a bibliografia utilizada.

HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL
1. Eleja duas relações de apropriação e duas relações de propriedade que distingam as sociedades primitivas das civilizações antigas.
2. Quais os elementos fundamentais que permitiram a apropriação fixa do solo por parte das civilizações hidráulicas? Como a fixação no território revolucionou as relações de propriedade?
3. Explique como a extensão territorial e o aumento populacional representaram a base da expansão das civilizações comerciais e ao mesmo tempo passaram a ser os motivos de suas desestruturações.
4. Ao tempo que o Feudalismo significou um recuo no desenvolvimento tecnológico, comercial e científico; por outro lado, estabilizou de forma sustentável a relação população/recursos. Comente esta afirmativa.
5. Como o Renascimento e a expansão colonial passaram a representar a desestruturação das relações feudais?
6. Distinga as concepções de troca baseada no “justo preço” e na “acumulação mercantilista” nas relações econômicas de distribuição no Modo de Produção Feudal.
7. Apesar do objetivo principal ter sido a acumulação de riquezas, existe uma diferença substantiva entre os sistemas mercantilistas “metalista” e “fiduciário” no tocante a política monetária. Comente esta afirmativa.
8. “A industrialização não é somente um processo técnico. Significa, também, a inauguração de novas relações sociais de produção.” Comente esta afirmativa, discorrendo sobre os papéis das revoluções industriais no Capitalismo.
9. Distinga as pirâmides das classes sociais nos modos de produção antigo, feudal e capitalista.
10. “Os ciclos econômicos no modo de produção capitalista representam contraditoriamente um avanço tecnológico e uma centralização da riqueza.” Comente esta afirmativa.

HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO
1. Estabeleça uma conexão entre o termo “Fisiocracia”, a

Relacionados

  • radiacais
    224418 palavras | 898 páginas