Questionário sobre o falseacionismo de popper.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Questionário sobre o Falseacionismo de Popper.

1- Caracterizar a concepção indutivista de Ciência.

O conheci¬mento científico consistiria em um conjunto de proposições gerais e verdadeirasobtidas a partir da ge¬neralização de proposições sobre observações singulares. Portanto, a Ciência começaria com a observação, e as hipóteses seriam decorrentes dessas observações.
A concepçãoindutivista pressu¬põe, em primeiro lugar, que é possí¬vel uma observação inteiramente objetiva, pressupõe também que, na Ciência, a experiência sem¬pre precede a teoria e, por fim, pres¬supõe que épossível alcançar um conhecimento verdadeiro.

2- Popper rejeita a teoria indutivista e ilustra sua rejeição com a metáfora do Balde. Enuncia, então, sua teoria do conhecimento por meio da metáforado Holofote. Descreva, pois, a teoria do Balde e a teoria do Holofote.

A teoria do balde, diz que a mente seria como um recipiente vazio, ou um balde, no qual as diversas im¬pressõessensoriais seriam deposi¬tadas. A aprendizagem consistiria num acúmulo de informações sen¬soriais, e toda idéia seria precedida por uma experiência.
Na teoria do Holoforte, a mente se¬ria algo que iluminao mundo ex¬terno e não um balde que recebe¬ria passivamente as informações dele provenientes, onde to¬das as pessoas possuiriam um hori¬zonte de expectativas.

3- Qual é, para Popper, ocritério da demarcação da ciência? Por quê?

Para Popper, as teorias científicas seriam con¬jecturas especulativas criadas livre¬mente pelo intelecto humano no sentido de superar problemasen¬contrados por teorias anteriores e dar uma explicação adequada do comportamento de algum aspecto do mundo, para ele, a ciência se basearia apenas na dedução, onde a tarefa da Ciência seria, em parte,teórica - explicar - e, em parte, práti¬ca - prever e aplicar tecnicamente.

4- Qual é a tarefa do cientista para Popper?

Para Popper a tarefa do cientista seria a de submeter suas hipóteses...
tracking img