Questionário sobre petróleo e óleos lubrificantes

Páginas: 9 (2244 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2011
Questionário sobre Petróleo e Óleos Lubrificantes

1) Na opinião do grupo, o Brasil é realmente auto-suficiente na produção de petróleo? Algum dia chegará a ser auto-suficiente? Explique.
Não. O Brasil poderá se tornar quase que auto-suficiente em petróleo, se a totalidade da produção petrolífera brasileira for consumida no mercado interno, deixando um espaço pequeno para as necessidades deimportações. Além do mais, alguns fatores podem influenciar na auto-suficiência e expansão do petróleo brasileiro: a disponibilidade de nafta ou outros derivados de petróleo, que é determinada pela expansão concomitante do refino do petróleo, ou da oferta adequada de gás natural; as implicações ambientais de novos empreendimentos junto aos tradicionais centros industriais; e, por fim, a capacidade ea competência para investimentos pesados em tecnologia sejam, na construção de novas plantas seja em atividades de Pesquisa e Desenvolvimento para promover inovações tecnológicas na atualização contínua dos processos industriais e no desenvolvimento de novos produtos.

2) Explique como o petróleo é formado?
A formação do petróleo vem da deposição, no fundo de lagos e mares, de restos deanimais e vegetais mortos ao longo de milhares de anos. Estes restos se formam, sendo cobertos por sedimentos, e mais tarde esses sedimentos se transformaram em rochas sedimentares. Pela ação do calor e da alta pressão provocados pelo empilhamento dessas camadas, possibilitou reações complexas, formando o petróleo. Devido a essas circunstâncias em que foi formado, o petróleo é encontrado em cavidadesexistentes entre as camadas do subsolo. Os depósitos de óleo cru e gás natural ocorrem quase sempre nos espaços porosos de rochas sedimentares. Qualquer rocha porosa ou permeável pode tornar-se reservatório bolsão, mas estas propriedades são mais comumente encontradas nas rochas sedimentares, especialmente arenitos e carbonatos. O petróleo ocorre, principalmente, em rochas sedimentares marinhas.3) Explique o que são plataformas de exploração de petróleo móveis e quais as vantagens e desvantagens delas. Aproveite e discutam os vários tipos existentes.
Plataformas de exploração de petróleo movel são estruturas, habitada ou não, localizada sobre lâmina d'água, usada para exploração, extração, adequação e bombeio de petróleo e/ou gás natural para refinarias ou navios aliviadores. Sãochamadas de móveis porque podem ser transportadas, ou por rebocadores ou por propulsão própria, até o local da atividade a ser seguida.Vantagens: por poder ser mover reduz custos com instalação e desmonte da mesma, por ser versatil é usada principalmente em perfuração de poços exploratórios. Desvantagens: pode se mover com o choque das ondas o que prejudica na segurança e qualidade da exploração.Tipos existentes:
Auto-eleváveis: Plataforma marítima com três ou mais pernas de tamanho variável, que pode ser posicionada em locais de diferentes profundidades, em lâminas d'água entre 5 e 130 metros - na zona situada entre a praia e o início dos abismos oceânicos.
Semi-submersíveis: plataformas flutuantes constituídas de uma estrutura de um ou mais conveses. O apoio e feito por flutuadoressubmersos que sofrem movimentação devido à ação das ondas, ventos e correntezas.
Plataforma de pernas atirantadas: unidades flutuantes que possuem estrutura semelhante à da plataforma semi-submersível. A diferença entre elas ocorre no sistema de ancoragem no fundo do mar.

4) Por que se refina o petróleo?
Como o petróleo é uma mistura de compostos orgânicos e inorgânicos com predominância dehidrocarbonetos, se faz necessário que seja realizado um desmembramento em cortes, denominadas frações. Para tanto o petróleo precisa ser refinado, deve ser transformado através de processos adequados com o intuito de se obter quantidade e qualidade, minimizando-se os produtos de menor valor agregado. Assim refina-se o petróleo para separar suas frações, processá-lo, transformando-o em produtos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho sobre oleos lubrificantes e lubrificação de motores
  • ÓLEOS LUBRIFICANTES
  • oleos lubrificantes
  • Óleos Lubrificantes
  • Óleos e Lubrificantes
  • Oleo e lubrificantes
  • Óleos lubrificantes
  • Oleo lubrificante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!