Questionário sobre karl marx ( perguntas e respostas )

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 9 (2011 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões introdutórias à teoria social de Marx.
1) Descreva, de forma sucinta, o processo de desenvolvimento da ciência moderna. Mostre as principais contribuições e seus respectivos autores.
-A ciência moderna nasceu contra a ciência medieval, Galileu Galilei, fazendo uso dos princípios da astronomia heliocêntrica e com o telescópio, inaugurou a revolução cientifico-tecnologicamoderna. O cosmo parou de ser explicado pelo mito, mas sim por conceitos matemáticos, como foi proposto pelo método cartesiano de Rene Descartes.


2) Descreva, de forma sucinta, as principais mudanças políticas que encadearam o processo da modernidade.
O desenvolvimento do modernismo está ligado a revolução industrial, a transição operada por René Descartes rompeu com o pensamento medievaldominado pela Escolástica, estabelecendo a autonomia da razão, causou muita repercussão sobre a filosofia, a cultura, a matemática e as sociedades ocidentais, está associada ao desenvolvimento do capitalismo.


3) Descreva, de forma sucinta, as principais alterações econômicas e seus reflexos nos processos sociais da sociedade moderna.
A)
-Maximização das relações comerciais (Oriundas do aumento populacional, do crescimento das cidades e do desenvolvimento das manufaturas)
-Aumento da comunicação (Propiciada pela invenção da imprensa de Gutemberg) 
-Associação entre Estado e burguesia ( Surgimento do absolutismo)
-Valorização da figura monárquica (associada a divindade)

b)
-Substituição das relações feudalistas para o dinamismocapitalista:
*Produção voltada para o consumo social
*Atribuição de valor financeiro para as moedas 
*Surgimento do trabalho assalariada
*Aumento da produtividade
*Exploração do proletariado
*aumento das desigualdades sociais

c)Modificações tragas pelo renascimento:
-Valorização do intelecto humano
-Substituição do teocentrismo peloantropocentrismo 
-Hedonismo: Valorização da felicidade humana
-Valorização das ciências humas
-Alteração nos padrões artísticos

D) 
-Com a reforma protestante a igreja católica perdeu o monopólio dogmático-Separação entre igreja e Estado
-Com a expansão marítima o homem iniciou o processo de colonização e desigualdade social




4) Descreva asprincipais características do conhecimento científico e sua importância no desenvolvimento da sociedade moderna.
Características do conhecimento científico:
* Objetividade
* Submissão do conhecimento teórico a prática
* Uso da racionalidade como ferramenta de explicação dos fatos

O conhecimento científico propiciou o afastamento entre os dogmas católicas e odesenvolvimento intelectual do ocidente, já que a objetividade típica da ciência minimiza a interferência dogmática externa.
Além disso, tal metodologia propiciou o surgimento de invenções que alteraram drasticamente a vida européia, como a imprensa de Gutemberg que condicionou a Revolução protestante e o aumento do fluxo informacional na Europa


5) Sobre a teoria social de Karl Marx:descreva de forma sucinta os principais aspectos filosóficos inspiradores de Marx para o desenvolvimento de suas ideias sociais.
Karl Marx inspira-se nos filósofos alemães Kant e especialmente Hegel (esse autor desenvolveu questões relacionadas com a consciência, e empregou a dialética como Método histórico para conhecer as manifestações do comportamento social).


6) Sobre a teoriasocial de Karl Marx: descreva de forma sucinta os principais pontos da economia tomados por Marx para o desenvolvimento de suas ideias sobre o processo da formação social.
Baseado na concepção materialista e dialética da História, interpreta a vida social conforme a dinâmica da base produtiva das sociedades e das lutas de classes daí conseqüentes. O marxismo compreende o homem como um ser...
tracking img