Questionário para exploração do texto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1842 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTIONÁRIO PARA EXPLORAÇÃO DO TEXTO


Trabalho realizado no 1º período do Curso de Bacharelado de Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás na disciplina Metodologia Científica do Departamento de Filosofia e Teologia, com a finalidade de avaliação N1 e obtenção de conhecimento sobre oassunto estudado. Orientadora: Profª Drª Zildete de Q. Martins


GOIÂNIA
2012
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................03
1 CAPÍTULO 3 – CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO.................................04
2 CAPÍTULO 4 – MÉTODOS CIENTÍFICOS.............................................................07CONCLUSÃO............................................................................................................11
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA..............................................................................12























INTRODUÇÃO

Este trabalho tempor finalidade adquirir conhecimentos sobre ciência e conhecimento científico e Métodos científicos, respondendo assim os questionários neles prescritos. Compõem este trabalho, dois questionários relativos aos capítulos do livro Fundamentos de metodologia científica, de Marina de A. Marconi. Sendo utilizado também este trabalho para obtenção de nota para avaliação (N1). Apresenta-se então esterelatório científico.


















1 CAPÍTULO 3 – CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
1.1 APRESENTE AS DIFERENÇAS ENTRE CONHECIMENTO POPULAR E CONHECIMENTO CIENTÍFICO.
O conhecimento popular é a forma de conhecer, já o conhecimento científico planeja experimentações.

1.2 NO EXEMPLO CITADO NO 2º PARÁGRAFO DO ITEM 3.1, EM QUE MOMENTO OCORRE A TRANSIÇÃO DO CONHECIMENTOPOPULAR PARA O CONHECIMENTO CIENTÍFICO?
A transição do conhecimento popular para o conhecimento cientifico ocorre com a Revolução agrícola que introduz na segunda metade do século XVII uma nova cultura a do nabo e do trevo, permitindo o uso constante do solo já que evitava o desperdício de deixar a terra em pouso, revitalizando-o.

1.3 POR QUE SE AFIRMA QUE “A CIÊNCIA NÃO É O ÚNICO CAMINHO DEACESSO AO CONHECIMENTO E Á VERDADE”?
Ciência não é o único caminho de acesso ao conhecimento.
Ex: Objeto de estudo - O homem
C. cientifico - o Homem no aspecto biológico
C. popular - O homem no ambiente de trabalho no cotidiano
C. filosófico - Destino do homem na existência
C. Teológico - Crenças e religiosidades do homem.

1.4 SEGUNDO BUNGE, EXISTE CONTINUIDADE ENTRE CIÊNCIA ECONHECIMENTO POPULAR. EM QUAIS ASPECTOS ISSO OCORRE?
Nos aspectos que referem a racionalidade e objetividade, pois em ambos é verificado o senso de coerência e o fundamento de adaptar- se aos fatos sem que permitem especulações.

1.5 DÊ UM EXEMPLO PESSOAL DE UM ACONTECIMENTO VERDADEIRO OBTIDO VULGARMENTE.
Um bom exemplo pessoal de conhecimento obtido vulgarmente é a crença de que cortar os cabelosna lua crescente faz com que os cabelos cresçam mais rápido.


1.6 COMO SE EXPLICA QUE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO, QUE É OBTIDO DE FORMA RIGOROSA, SISTEMÁTICA, CONTROLADA, POSSA SER CONSIDERADO “APROXIMADAMENTE EXATO”?
O conhecimento científico é considerado “aproximadamente exato” porque está em mudança, depende de normas, tecnologias e está sempre passando por processo de estudo, revisão,questionamentos. É o máximo que pode ser feito no momento, porém não atinge seus objetivos, apesar de provavelmente ajudar.

1.7 DÊ UM EXEMPLO PESSOAL DE UM CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM QUE SE TENHA MANIFESTADO SUA INEXATIDÃO.
Por exemplo, a cura de uma doença. Pode-se ter um tratamento que retarde a doença, que tenha sido pesquisado por anos, e por mais que ele seja eficaz naquele momento,...
tracking img