Questionário – exercício de fixação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1584 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTIONÁRIO – EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO

1. Segundo Sérgio Buarque de Holanda, por que os valores da família patriarcal brasileira são incompatíveis com o bom funcionamento de um Estado moderno?
R – Segundo Sérgio Buarque a relação entre círculo familiar e o Estado é basicamente de descontinuidade e até oposição. Segundo ele, com a evolução da família, o Estado e suas instituições descenderiam. Osdois pertencem a ordens diferentes em essência e somente pela transgressão da família é que nasceria o Estado.

2. Segundo Sérgio Buarque de Holanda, como as relações sociais fundadas em princípios abstratos podem substituir os laços de sangue e afeto a partir das referências da pedagogia moderna?
R – A pedagogia moderna afirma que, quando afastados do ambiente familiar, muitos jovens conseguiamalcançar um senso de responsabilidade que lhes fora ate então vedado. Afirma também que a educação familiar deve ser apenas uma espécie de inicio da vida na sociedade, e que as teorias modernas tendem, cada vez mais, a separar o indivíduo da comunidade doméstica, a libertá-lo das “virtudes” familiares.

3. Segundo Sérgio Buarque de Holanda, por que o Brasil enfrenta dificuldades de produzir um“burocrata puro” e como isto se relaciona com o seu conceito de homem cordial?
R – No Brasil o vínculo familiar prevalece e muito sobre a vida dos indivíduos. A família é totalmente contrária no que diz respeito ao “burocrata puro”, já que esse é totalmente impessoal e no círculo familiar é pouco acessível uma coordenação impessoal (idéia de homem cordial). Joaquim Nabuco disse que “Em nossa política eem nossa sociedade [...], são os órfãos, os abandonados, que vencem a luta, sobem e governam”. Segundo ele sem a influência da família o indivíduo toma decisões sem levar os sentimentos e sentidos que poderiam interferir em suas decisões.

4. Segundo Sérgio Buarque de Holanda, qual a relação do brasileiro com as formalidades e os ritualismos nas relações sociais?
R – O brasileiro não tem muitanoção ritualista. O ritualismo social exige uma personalidade homogênea e equilibrada, o que não é nada fácil para os brasileiros, já que os mesmos têm uma enorme dificuldade para esse tipo de formalidade.

5. Segundo Sérgio Buarque de Holanda, em que aspectos nossa prática religiosa se distingue da seriedade dos cultos de origem nórdica?
R – Os cultos de origem nórdica eram inseridos no meio socialpara dar-lhe mais rigor, para fazer com que as pessoas obedecessem a algum tipo de poder. Já na cultura brasileira, a prática religiosa era sem obrigação, não existiu esse rigor, também era intimista e familiar.

6. Segundo a Pesquisa Social Brasileira (PESB), como a utilização do jeitinho brasileiro influencia nossas relações sociais no âmbito do exercício da cidadania?
R – A utilização do jeitinhoinfluencia nossas relações sociais no que diz respeito à cidadania, já que a maioria das pessoas, na maioria das vezes, não concilia jeitinho com corrupção. Logo, a cultura da corrupção é bastante realizada em nosso país, visto que aqui o certo e o errado não estão bem definidos e que os mesmos dependem do contexto e das circunstâncias (visão arcaica).

7. Segundo a Pesquisa Social Brasileira(PESB), qual a relação entre a utilização do jeitinho e os índices de escolaridade no Brasil?
R – De acordo com tal pesquisa, o nível de escolaridade é diretamente proporcional ao uso do jeitinho. À medida que aumenta a escolaridade da população, mantidas constantes outras variáveis, aumenta também o percentual dos que declaram já ter recorrido ao jeitinho alguma vez na vida. Além disso, há um dadoque reforça essa tendência, ele é mais freqüente entre os mais jovens, logo, nesse caso a escolaridade também faz diferença, já que os mais jovens têm uma média de escolaridade mais alta que os mais velhos.

8. Segundo a Pesquisa Social Brasileira (PESB), em qual região do Brasil mais se utiliza o jeitinho e a população tende a ser mais fatalista? Por quê?
R – Segundo a pesquisa, a região do...
tracking img