Questionário – disciplina projeto multidisciplinar i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE AVALIATIVA QUESTIONÁRIO

Curso Pedagogia Período Letivo 2011/1
Semestre 3º Sem Disciplina Projeto Multidisciplinar I
Nome Tutor Presencial MARIA APARECIDA PATTA DOMINGUES
Nome Professor EAD Glauce Soares Casimiro
Nome Aluno(a) NILSON ARRUDA DE MEIRA

RA 216334

Atividade Avaliativa Questionário – Disciplina Projeto Multidisciplinar I

Questões Dissertativas

1.Explique a noção de globalização no currículo escolar.

Resposta: Quando se fala de globalização, percebe se que há pontos de vista e de perspectivas diferentes, mas o eixo comum é a busca de relações entre as disciplinas no momento de enfrentar temas de estudo, o fator discrepante é o caráter e o valor dado a essa busca de relações e o papel que deva ocupar no currículo escolar.No currículo escolar uma noção muito empregada como processo de ensino e aprendizagem é a globalização no sentido de interdisciplinaridade, uma busca de relações entre as disciplinas no momento de enfrentar temas de estudo.

2. Faça uma contraposição entre a Teoria Construtivista e a Teoria Social Crítica no contexto escolar.
Resposta: A Teoria Construtivista constata que o aluno ésujeito de sua própria aprendizagem, isto equivale a dizer que ele atua de modo inteligente em busca de compreensão do mundo que o rodeia.
Conhecendo o aluno em cada etapa de seu desenvolvimento, o mestre, tido como elemento mediador da aprendizagem, vai propor-lhe atividades desafiadoras sob a forma de situações-problema, que estimulem a reflexão e a descoberta por parte doeducando, auxiliando na ampliação de seus esquemas mentais de pensamento.
Os métodos ativos são os usados no ensino aprendizagem, para ativar os esquemas mentais e estimular o pensamento, ampliando as estruturas cognitivas.
Os métodos ativos são os que dão valor à solução de problemas, à pesquisa, à experimentação, às atividades de manipulação e construção e ao trabalho emgrupo permitindo que o conhecimento não seja apenas transmitido, mas reinventado ou construído pelo aluno.
Segundo a teoria Crítico-Social, a educação é um processo mediador da prática social global, dentro de uma sociedade concreta e historicamente situada. A função da escola é proporcionar a divulgação e a aquisição dos conhecimentos e sua reelaboração crítica decorrentes dointercâmbio que se estabelece na interação do aluno com meio (natural, social, cultural) com a medição do professor.
Na teoria Crítico-Social há uma grande preocupação com os conteúdos tidos como realidades exteriores aos alunos, e que devem ser assimilados, mas estão ligados às realidades sociais.
Os métodos de ensino devem partir da relação direta entre a experiênciado aluno e o saber trazido de fora.
O trabalho docente relaciona a prática vivida pelo aluno com os conteúdos propostos pelo professor. Há, portanto, um elo entre a experiência do aluno e a explicação dada pelo professor.
Para isso o mestre deve estar comprometido e ter uma atitude crítica diante de seu trabalho.

3. Demonstre um argumento a favor e outrocontra o currículo integrado de caráter transdisciplinar.

Resposta: O currículo integrado de caráter transdisciplinar aperfeiçoa o ensino e a aprendizagem e contribui para a melhoria da escolaridade porque organiza bem o tempo escolar e não causa interrupções que trazem consigo os reduzidos períodos de ensino atuais, e ao unir dois ou mais períodos, pode seguir uma sequência completa deaprendizagem numa sessão, o que eleva o rendimento do aluno.
O currículo integrado de caráter transdisciplinar é prejudicial porque ao serem integradas as várias matérias escolares numa só lição, há uma redução dos conteúdos do currículo das áreas originais que devem ser abordadas no programa de curso.

4. Comente a estratégia de “rede” em que se baseia a organização do currículo...
tracking img