Questionário direito de família faculdades maringa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 14 (3324 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 7 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTIONÁRIO DE DIREITO DE FAMÍLIA – 4a série – 1º BIMESTRE/2011
 
 
1.  Qual o significado de família para a doutrina pátria?
R: Família abrange todas as pessoas ligadas por vínculo de sangue e que procedem portanto, de um mesmo tronco ancestral comum, bem como, os unidos pela afinidade e pela adoção. Compreende os cônjuges e companheiros, os parentes e afins.
 
2.  Qual o conceito deDireito de Família pela CF de 88?
R: É o complexo de normas que regulam a celebração do casamento , sua validade , seus efeitos que dele resultam , as relações pessoais e econômicas da sociedade  conjugal, a dissolução deste, a união estável, as relações entre pais e filhos, os vínculos de parentesco e os institutos complementartesda tutela e da curatela. Art. 226 CF/88.
 
3.  Qual do objeto deestudo do Direito de Família?
R: Sendo a família a base da sociedade, bem como as entidades familiares, a união estável, a comunhão formada quallquer dos pais e seus descedentes, bem como o complexo de disposições pessoaisque se origina do entrelaçamento das multipls relações estabelecidas entre si.
 
4.  Há uma forte modificação no conceito de família nos aspectos espaço e tempo?
R:  Sim. Nalegislação anterior o principal efeito do casamento era a criação da família legítima. Já a legislação atual, CF/88, dispõe-se de proibição de quaisquer discriminação familiar, sendo assim, passa a reconhecer o princípio da igualdade, no conceito de família. Continua a família sendo a base da sociedade, porém, surge a complementação dada pela união estável e formação por qualquer dos pais e seusdescedentes.
 
5.  A família está em crise?
R: Sim. Através de grande numero de separações, são também, desordenados os números de novos casamentos, é o verdadeiro casa separa e separa e casa. O conceito de família tem se perdido gradativamente. A união estável, e ainda se busca com veemência a união entre pessoas do mesmo sexo. Tudo isso é o retrato da crise familiar no Brasil.  
 
6. No queconsistia a exogamia? E a endogamia? E a poliandria? E a poligamia? E a         monogamia?
R: 1. Exogamia: é o sistema em que se dão o casamento entre pessoas pertencentes a grupos distintos.
2. Endogamia: é o casamento entre parentes, ou entre pessoas da mesma tribo, etnia ou grupo social.
3. Poliandria: é o casamento realizado entre uma mulher com mais de um homem, ao mesmo tempo.
4. Poligamia:é o casamento realizado entre vários cônjuges, ao mesmo tempo.
5. Monogamia: consite no casamento entre um homem e uma mulher.
 
7.  No Brasil se permite a poligamia?
R: Não. Conforme o art. 1521 CC, pessoas casadas não podem efetivar uma união.
 
8.  Quais os reflexos da revolução industrial no seio da família?
R:  Pode-se dizer, que tal revolução revolucionou também o Brasil, no quedizemos ao direito familiar, pois foi um marco para o modernismo, e a família perdeu em muito com isso, pois, as famílias iniaram ai a suas desintegração, haja vista, ter que trabalhar, o homem a mulher e oas filhos, inclusive os menores, e jornadas de tempo integrau, onde os pais não tinham contatos com os filhos e os membros da família, verdadeira desintegraççao familiar, e isso ocorre até nos diasde hoje, o homem na busca pelo capitalismo , perde a cada dia o sentido da família.
 
9.  Qual a teoria aceita ou que prevalece juridicamente no Brasil? A matriarcal ou patriarcal?
R: Com o advento da CF/88, as famílias tomaram um novo rumo, onde não se tem diferenças, mas uma igualdade familiar, e é o que prevalece judicialmente e moralmente, isso a cada sai se integra no seio familiar.
 10. Quais os reflexos das revoluções científicas e tecnológicas no seio familiar?
R: A família vem-se transformando através dos tempos, acompanhando as mudanças religiosas, econômicas e sócio-culturais do contexto em que se encontram inseridas. Esta é um espaço sócio-cultural que deve ser continuamente renovado e reconstruído; o conceito de próximo encontra-se realizado mais que em outro espaço...
tracking img