Questionário de responsabilidade social e meio ambiente com respostas certas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1367 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Quando falamos em gases de efeito estufa e mudanças climáticas, em geral o dióxido de carbono recebe mais atenção, por ser emitido em maior quantidade na atmosfera. O que todos os gases-estufa têm em comum é que eles permitem a entrada de luz solar na atmosfera, mas absorvem parte da radiação infravermelha que deveria sair do planeta. Com isso, o ar se aquece. A existência de certa quantidade degases de efeito estufa é benéfica. Sem eles, a temperatura média da Terra ficaria por volta de 18ºC negativos – ou seja, nada agradável. Os gases-estufa ajudam a manter a superfície da Terra a uma temperatura mais agradável – por volta de 15ºC. No entanto, por conta das concentrações cada vez maiores de gases-estufa produzidos pelo homem na era moderna, estamos elevando a temperatura média doplaneta e criando as perigosas mudanças climáticas. O CO2, em geral, é considerado o principal culpado, pois responde por 80% do total das emissões de gases-estufa. Quando queimamos combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão), seja em casa, seja em carros, fábricas ou usinas elétricas, quando cortamos ou queimamos florestas, ou ainda quando produzimos cimento, liberamos CO2 na natureza.(GORE, Albert. Uma verdade inconveniente – o que devemos saber (e fazer) sobre o aquecimento global. Barueri: Manole, 2006, p. 28).
De acordo com o texto de Al Gore, NÃO se pode deduzir que:
Resposta correta: O dióxido de carbono (CO2) é o único gás do efeito estufa responsável pelo aquecimento global.
Comentário da resposta correta: Parabéns! O enunciado da questão pede que se escolha aalternativa que está INCORRETA, aquela que não se deve deduzir. Embora seja responsável por 80% do total das emissões, o dióxido de carbono (CO2) não é o único gás do efeito estufa responsável pelo aquecimento global. Existem outros, como o metano, os clorofluorcarbonetos e os óxidos de azoto.


(Feevale 2007)
Em 1997, durante a Convenção de Kyoto, no Japão, mais de 160 países definiram metas parareduzir a emissão de gases poluenstes. Desde o século XIX, vários fatores contribuíram para elevar a quantidade desses gases na atmosfera em até 25% acima do normal. Dentre esses fatores, podemos citar o desenvolvimento industrial acelerado e a explosão demográfica, que aumentaram a queima de combustíveis fósseis, além de grandes desmatamentos e queimadas de florestas. O resultado de tudo isso é aelevação da temperatura em todo o planeta, o chamado aquecimento global. Tendo em vista esse aquecimento, assinale a alternativa que preenche, respectivamente, a sequência a seguir.
Resposta correta: Dióxido de carbono (CO2) – efeito estufa – climáticas.
Comentário resposta correta: Parabéns! O aumento do dióxido de carbono (CO2) na atmosfera leva a uma maior absorção da radiação infravermelha,agravando o efeito estufa, o que eleva a temperatura global e produz alterações climáticas, trazendo danos sociais, econômicos, políticos, ecológicos e culturais.


(CREMESP – 2011) Leia o texto a seguir, a respeito da tecnologia desenvolvida pela Motorola.
Vai bem a convivência entre a indústria de eletrônica e aquilo que é politicamente correto na área ambiental. É seguindo essa trilha “verde”que a Motorola anunciou o primeiro celular do mundo feito de garrafas plásticas recicladas. Ele se chama W233 Eco e é também o primeiro telefone com certificado CarbonFree, que prevê a compensação do carbono emitido na fabricação e distribuição de um produto. Se um celular pode ser feito de garrafas, por que não se produz um laptop a partir do bambu? Essa ideia ganhou corpo com a fabricantetaiwanesa Asus: trata-se do Eco Book, que exibe revestimento de tiras dessa planta. Computadores “limpos” fazem uma importante diferença no efeito estufa e, para se ter uma noção do impacto de sua produção e utilização, basta olhar o resultado de uma pesquisa da empresa americana de consultoria Gartner Group. Ela revela que a área de TI (Tecnologia da Informação) já é responsável por 2% de todas as...
tracking img