Questionário de lingua brasileira de sinais

Páginas: 6 (1290 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2011
Língua brasileira de sinais:

   As línguas de sinais são línguas naturais porque como as línguas orais sugiram espontaneamente da interação entre pessoas e porque devido à sua estrutura permitem a expressão de qualquer conceito - descritivo, emotivo, racional, literal, metafórico, concreto, abstrato - enfim, permitem a expressão de qualquer significado decorrente da necessidadecomunicativa e expressiva do ser humano.

As línguas de sinais distinguem-se das línguas orais porque se utilizam de um meio ou canal visual-espacial e não oral auditivo. Assim, articulam-se espacialmente e são percebidas visualmente, ou seja, usam o espaço e as dimensões que ele oferece na constituição de seus mecanismos “fonológicos”, morfológicos, sintáticos e semânticos para veicularsignificados, os quais são percebidos pelos seus usuários através das mesmas dimensões espaciais. Daí o fato de muitas vezes apresentarem formas icônicas, isto é, formas lingüísticas que tentam copiar o referente real em suas características visuais. Estas são mais evidentes nas estruturas das línguas de sinais do que nas orais deve-se a este fato e ao fato de que o espaço parece ser mais concreto epalpável do que o tempo, dimensão utilizada pelas línguas orais-auditivas quando constituem suas estruturas através de seqüências sonoras que basicamente se transmitem temporalmente.

A formação de docentes...

. 4o  A formação de docentes para o ensino de Libras nas séries finais do ensino fundamental, no ensino médio e na educação superior deve ser realizada em nível superior, em curso degraduação de licenciatura plena em Letras: Libras ou em Letras: Libras/Língua Portuguesa como segunda língua.
       A formação de docentes para o ensino de Libras na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental deve ser realizada em curso de Pedagogia ou curso normal superior, em que Libras e Língua Portuguesa escrita tenham constituído línguas de instrução, viabilizando a formaçãobilíngüe.

O uso de libras e língua portuguesa.....
Quanto ao aprendizado da primeira língua e da segunda pelos surdos, as pessoas confundem muito porque acha que os surdos deveriam aprender primeiro a língua do país, ou seja, a língua portuguesa, isso que está acontecendo até hoje. No Brasil, a primeira língua para os Surdos é a Língua Brasileira de Sinais - Libras e asegunda é o português, ou seja, o Bilingüismo.
Há especialistas e oralizados que defendem o contrário, isto é, que a primeira língua seja o português e a segunda a LIBRAS. Vários surdos foram treinados para falar o português desde pequenos e devido à proibição do uso das Libras não aprenderam. Assim, os surdos dominam parcialmente o português, isto é, falam com muita dificuldade, sãodificilmente compreendidos pelos ouvintes e escrevem como se fossem "estrangeiros".
Essa tarefa não é fácil e às vezes é muito lenta. A criança surda deveria ser colocada diariamente em contato com um adulto surdo fluente em Libras. Eu acredito que é a língua materna em lingüística, pois as crianças surdas, filhas de pais surdos têm um melhor desempenho acadêmico e psicológico do que as criançassurdas filhas de pais ouvintes, por isso, devemos entender que as crianças surdas filhas de pais ouvintes deverão ter sempre contato com os adultos surdos, aprendendo sobre as experiências de vida de um adulto, adquirindo a linguagem espontânea.
Formação do interprete e tradutor:
O tradutor e intérprete terá competência para realizar interpretação das 2 (duas) línguas de maneirasimultânea ou consecutiva e proficiência em tradução e interpretação da Libras e da Língua Portuguesa.
A formação profissional do tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa, em nível médio, deve ser realizada por meio de:
- cursos de educação profissional reconhecidos pelo Sistema que os credenciou;
- cursos de extensão universitária; e
- cursos de formação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Língua brasileira de sinais
  • Língua brasileira de sinais
  • linguas brasileiras de sinais
  • LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)
  • Língua Brasileira de Sinais
  • O ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
  • A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
  • Libras lingua brasileira de sinais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!