Questionário de embriologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1802 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Questionário de Embriologia
Fertilização e 1ª semana do desenvolvimento intrauterino
01- O processo de fertilização ocorre em três fases: A primeira é a passagem do espermatozoide pela corona radiata, formada por células foliculares. Nela irá ocorrer a liberação de hialuronidase, enzima liberada do acrossoma. Na segunda fase, o espermatozoide atravessa a zona pelúcida seguindo o caminho deoutras enzimas liberadas pelo acrossoma. Já a terceira fase consiste no contato da cabeça do espermatozoide com a superfície do ovócito, ocorrendo a fusão das membranas plasmáticas das duas células, as membranas eclodem na área em que houve a fusão criando uma espécie de ‘’rachadura’’ que permite a passagem do espermatozoide pelo ovócito.
Todo esse processo leva a ocorrência de algumas reações nascélulas que são: a modificação da membrana plasmática do ovócito e zona pelúcida para impedir a entrada de outro espermatozoides, liberação do segundo corpo polar devido ao processo de segunda divisão meiótica ter se completado e a junção dos pronúcleos femininos e masculinos, formando o zigoto.
02- A infertilidade é considerada quando um casal não consegue procriar após pelo menos 1 ano mantendorelações sexuais regulares sem o uso de qualquer tipo de método contraceptivo. As causas primárias de infertilidade nas mulheres podem ser: problemas na ovulação (fator ovulatório), alterações tubárias (fator tubário), alterações no útero (fator uterino) e endometriose. Já no homem, são problemas na formação, no transporte ou na ejaculação dos espermatozoides, afetando sua motilidade.
03- O corpolúteo é uma estrutura endócrina temporária em mamíferos, envolvida na produção de progesteronas. Ele libera estrógeno e progesterona, dois hormônios necessários para a manutenção da gravidez. Se esta acontece, o corpo lúteo funciona por cinco ou seis meses, se não acontece, ele para de funcionar. O corpo lúteo aparece após a ovulação, permanecendo nos ovários durante 14 dias até degenerar. Éestimulado pelas hormonas gonadotróficas LH e FSH. Contém luteína, pigmento amarelo, daí a sua aparência e denominação.
04- A placenta, estrutura que liga o feto à mãe, pode ser considerada como um filtro, ao qual chegam substâncias nutritivas que devem ser selecionadas e transferidas para o feto. Do feto, por outro lado, chegam à placenta substâncias que precisam ser eliminadas pelo organismomaterno. É uma troca contínua, visando a segurança e saúde do futuro bebê. Além dessas funções de triagem, a placenta também elabora hormonas que facilitam a adaptação do organismo materno às várias necessidades da gestação (mãe, feto e parto). Para servir as necessidades do feto e da mãe ao mesmo tempo, a placenta é um órgão misto, formado por tecidos fetais e por tecidos maternos, que funcionamsimultaneamente a serviço de cada um dos dois, durante a gestação.
Questionário de Embriologia
Terceira e quarta semana do desenvolvimento embrionário
01- A anencefalia é uma má formação proveniente do defeito do fechamento do tubo neural nas primeiras semanas da formação embrionária, caracterizada pela ausência parcial do encéfalo e da calota craniana. Alguns estudos clínicos têm confirmado que aingestão de uma vitamina chamada ácido fólico reduz o risco de desenvolver um defeito de soldadura do Tubo Neural, que causará a anencefalia e a espinha bífida. Se todas as mulheres em idade fértil tomassem algumas miligramas de ácido fólico todo dia antes da concepção e pelo menos até o fim da primeira fase da gravidez, uma boa porcentagem dos casos dessas doenças poderiam ser evitados.
02- Asmembranas que obliteram o tubo digestivo cranial e caudalmente são a membrana bucofaríngea e a membrana cloacal, respectivamente.
03- O endoderma é o folheto embrionário responsável pela formação do epitélio de revestimento e glândulas do trato digestivo - com exceção da cavidade oral e anal -, pelo sistema respiratório e pelo fígado e pâncreas.
04- O saco vitelino tem como função armazenar...
tracking img