Questionário da resenha do livro "para que filosofia"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (927 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Questionário

1) Qual significado da palavra crítica?
R: O significado da palavra crítica e a capacidade de julgar e discernir.

2) Quando passamos da atitude costumeira a atitude filosófica?R: Quando deixamos de pensar como senso comum e adotar o senso critico das coisas, passando a indagar, questionar. Alguém que tomasse essa decisão estaria tomando distância da vida cotidiana e de simesmo, teria passado a indagar o que são crenças e os sentimentos que alimentam silenciosamente nossa existência. Ao tomar distancia estaria interrogando a si mesmo desejando conhecer por que cremos eno que cremos por que sentimos o que sentimos e o que são nossas crenças e os nossos sentimentos.

3) Que quer dizer que a filosofia se volta preferencialmente para os momentos de crise ou críticos?R: A primeira característica da atitude filosófica é negativa, isto é, um dizer não ao senso comum, aos pré-conceitos, aos pré- juízos aos fatos e as ideias da experiência cotidiana ao que “todomundo diz e pensa”.

4) Porque se pergunta “para que filosofia”?
R: A filosofia serve para questionar as evidencias do cotidiano, também serve para questionar a aceitação passiva decrenças, opiniões e supertições. Serve para diferenciar a vontade, emoção, verdade de mentira, percepção e a razão. Comparar e avaliar acontecimentos refere-se a uma realidade que é a mesma para todosainda que não gostemos das mesmas coisas.

5) Quais as três principais perguntas que caracterizam a atitude filosófica?
R: Perguntar o que a coisa, ou o valor, ou a ideia.
Perguntar como a coisa,a ideia ou valor.
Perguntar por que a coisa, a ideia ou o valor existente, é como é. A filosofia pergunta pela origem ou pela causa de uma coisa, de uma ideia, de um valor.

6) O que é e como é areflexão filosófica?
R: É o movimento pela qual o pensamento volta-se para si mesmo, interrogando a si mesmo. Não somos porem, somente seres pensantes, somos também seres que agem no mundo que se...
tracking img