Questao social no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2012 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3
Charge 1 4
Charge 2 5
Charge 36
A produção do conhecimento sobre pobreza e temas afins no Brasil: uma análise teórica 6
CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS11

INTRODUÇÃO

Hoje o mundo está em crise, não só o Brasil sofre com a crise econômica, bem como com a desigualdade social. A desigualdade chega a ser tão grande que há pessoas que alem de não ter o que comer vive em condições de vida precária.
Em reflexo disso há um grande índice de desemprego, que cresce a cada dia, ecada vez mais fica difícil controlar essa desigualdade.
O homem por ser um ser social, e na medida em que realiza suas relações sociais, tendo a efetuar conquistas fantásticas na era tecnológica, no campo humano, mas mesmo assim este mesmo homem sofre com a desumanização que a cada dia se enraíza nas sociedades globais. Assim, que perspectivas temos do processo de construção dacidadania do indivíduo hoje na sociedade?
Atualmente constatamos que a questão social se configura como um dos graves problemas enfrentados pelos países no mundo todo. Nesse todante, o desemprego no atual momento contemporâneo, aparece como agravante no que se refere à melhoria das condições de vida do povo. A importância do trabalho para a vida de cada cidadão é algo reconhecível, real. Porém, asociedade como se encontra configurada, determina que no grande mercado capital todos sejam iguais, mas na produção são diferentes, ou seja, alguns são proprietários da produção e outros são os trabalhadores, parcela essa explorada.

Charge 1

A charge mostra como temos grandes problemas sociais pelo mundo, as crianças começam cedo a trabalhar, quando deveriam estarbrincando, se divertindo, estudando. Muitas dessas crianças não têm onde morar é obrigado a dormir na rua, em cima do papelão, passando frio, correndo o risco de sofrer algum tipo de violência.
E cadê as autoridades? Pouco se têm feito por eles que não tem moradia. SIKORSKI nos relata que a pobreza vem crescendo, ocasionando a falta de emprego, que acaba por desencadear problemashabitacionais, de saúde, violência, entre outros. E isso deixa claro na charge que a população esta muito preocupada, mas, porém os nossos queridos governantes pouco tem feito para mudar isso, tem mostrado o grande descaso, fingem não ver a realidade como ela é, e a sociedade fica a mercê da própria sorte.
Mas ao fazer suas campanhas é encima dessas crianças que fazem a campanha, encimada fome, da miséria, e com suas falsas promessas nos convence a votar neles! E o que muda nisso tudo? Só a conta bancária deles. Quanto mais ignorante for o povo, mais fácil será de manipulá-lo.

Charge 2

A charge em questão é a realidade do nosso país. São famílias tendo que conviver com os restos de lixo, vivendo em plena miséria. Na charge mostra a união da famíliaem luta pela sobrevivência, pois único emprego que tem é catar lixo, mesmo o ambiente em que trabalham seja muito precário
As famílias de baixa renda sobrevivem disso, elas busca no lixão o seu pão de cada dia, elas tiram dali o seu sustento, por medo de perderem alguma coisa, ou alguém tomarem seus espaços, acabam fazendo do local a sua moradia.
Mas eles nem sabem...
tracking img