Questao sobre estrativismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
01 - pergunta:Produto de origem amazônica, levado para a Bahia em fins do século XIX, é artigo de grande aceitação mundial e o Brasil já foi o maior produtor.
Trata-se do:
a) café.
b) cacau.
c) algodão.
d) milho.
e) fumo.
resposta:[B]
02- pergunta:"Em todas as partes trabalham muitos homens. Eles vêm de longe, até de países vizinhos. Com facões eles cortam as folhas de sisal rente aosolo. Elas são amarradas em feixes e levadas imediatamente para a fábrica, pois o calor provocaria rapidamente sua fermentação ou apodrecimento. As folhas são esmagadas por máquinas, restando apenas as fibras duras, que são secas ao sol e separadas por crianças, retornando então à fábrica onde são preparadas e prensadas. São a seguir conduzidas até o porto mais próximo e embarcadas para a Europa, ondeserão transformadas em cordas, cadarços, tapetes, sacarias ou isolantes térmicos e acústicos na moderna construção civil."

Sistemas agrários e agroindústrias semelhantes ao descrito, embora com outros produtos, podem ser encontrados em:
a) Índia, China e Japão.
b) Alemanha, Estados Unidos e Zaire.
c) México, Argentina e Suécia.
d) Angola, Indonésia e Brasil.
e) Austrália, Quênia e UniãoSoviética.
resposta:[D]
03- pergunta:Vivendo há mais de um século subordinados a relações quase servis de trabalho, criando seus filhos a durante gerações num mesmo espaço da floresta amazônica, extraindo o látex e a castanha-do-pará - sem ter precisado para isso mais do que pequenas clareiras na mata - os habitantes da floresta lutam pela concretização das RESERVAS EXTRATIVISTAS que representama) experiências de colonização com a introdução de programas tecnológicos, econômicos e sociais para promoverem a elevação do nível de vida da população local.
b) a transformação das áreas ocupadas em espaços agrícolas e pecuários rentáveis e modernos.
c) uma subdivisão da área florestal em lotes individuais de acordo com os módulos rurais regionais.
d) uma proposta de exploração racional paraa preservação da floresta e que garanta a elevação do nível de vida da população local.
e) a volta do sistema de "aviamento" onde o empresário capitalista responsabiliza-se pelo escoamento da produção.



resposta:[D]
04- pergunta:Responda à questão com base na tabela a seguir.
(imagem abaixo)

Em 1994, quase 50% da produção de borracha, no Brasil, foram garantidos pelo Estado de SãoPaulo. Esse fato, aparentemente estranho, pode ser melhor entendido se lembrarmos que:
a) os Estados da Região Norte foram, tradicionalmente, os grandes produtores de látex do Brasil, mas São Paulo apresenta condições ecológicas idênticas às da Amazônia.
b) a seringueira, principal produtora de látex, é nativa da Floresta Amazônica, porém, o progresso tecnológico desenvolveu formas para seu cultivoem todas as partes do mundo.
c) a tecnologia de produção do látex desenvolveu-se muito, a ponto de a seringueira poder ser cultivada em quaisquer tipo de solo e clima sem grandes investimentos.
d) a proximidade dos grandes centros consumidores pode ajudar a explicar os investimentos aplicados no cultivo da seringueira em São Paulo e seu volume de produção no País.
e) todos os Estados da RegiãoNorte produzem mais borracha extraída dos seringais cultivados do que dos seringais nativos.



resposta:[D]
05 - pergunta:O espaço natural é formado por um conjunto de elementos que, ao serem aproveitados pelas sociedades, transformam-se em recursos. Assim sendo, em relação à região do Canadá em destaque no mapa a seguir, pode-se afirmar corretamente que:
a) se refere às grandes florestashomogêneas da taiga canadense, cujo aproveitamento favorece o desenvolvimento da indústria de papel e celulose nesse país.
b) é a zona por excelência das pradarias centrais, tradicionalmente ocupada pela pecuária de corte e pela pecuária leiteira.
c) representa o grande domínio da floresta temperada, já bastante devastada, como resultado da grande expansão urbana nessa região, principalmente...
tracking img