Questao ambiental no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1156 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GESTÃO A MBIENTAL

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

Betim

CARMENCITA – COMPLETAR NOME

PORTFÓLIO

Trabalho apresentado ao Curso de Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Sistema de Gestão Ambiental

Orientador:Prof. Rosimeire Midori Suzuki Rocha Lima

Betim

1. INTRODUÇÃO

A questãoambiental vem cada dia mais tomando lugar no Brasil e no mundo, empresas que antes não se preocupavam com o bem estar do meio ambiente hoje se vêem obrigadas a optar por métodos menos agressivos a ele, o que preocupa as empresas em questão de meio ambiente é a questão custoXbeneficio, nem sempre uma metida ecologicamente correta, sai barata os gastos quase sempre são altos o que faz com que asempresas se distanciem destas medida, veremos a questão das sacolas de plástico, que é uma inimiga antiga do meio ambiente uma vez que so para se decompor ele demora cerca de cem anos para desaparece completamente do meio ambiente.
O Supermercado em questão tem sua filial situada na cidade de Brumadinho-MG, voltado para área de comercialização de comidas, bebidas, brinquedos entre outros,sendo uma empresa de grande porte, que se estabeleceu na cidade a cerca de 18 anos atrás, entre administradores e funcionários da rede totalizam um quadro de aproximadamente 900 funcionários.

|Atividade |Aspecto ambiental |Impacto ambiental |
|Comércio |Distribuição de sacolasplástica |Degradação do meio ambiente |
|Administrativa |Consumo de energia elétrica |Utilização de recursos naturais |

A questão das sacolas plásticas vem ganhando uma atenção maior nos últimos anos, o uso de sacolas plásticas faz parte da rotina de muitas pessoas, mas são apontadas entre as principais vilãsambientais.
Muitas pessoas acham que só porque reutilizam as sacolas para colocar lixos, estão ajudando o meio ambiente,problema - Depois de ser usada para levar as compras do supermercado, a sacolinha é quase sempre reaproveitada para receber o lixo, mas essa prática não ajuda, uma vez que sendo reutilizada seu fim e sempre o mesmo os lixões da cidade.
Há um século o plástico era visto comoa melhor opção por possuir características que hoje o torna um dos maiores vilões do Planeta Terra. Ser flexível, impermeável, resistente e pouco reativo a produtos químicos deixou de ser qualidade da matéria-prima e tornou-se uma grave ameaça ao meio ambiente ao longo do tempo com seu uso excessivo. Com a sustentabilidade em alta, as embalagens plásticas tradicionais perderam espaço para osmodelos ecológicos nos últimos anos. Em três anos houve uma queda de 15% na produção das sacolas plásticas. As sacolas de plástico levam pelo menos 300 anos para se decompor no meio ambiente. Em todo o mundo são produzidos 500 bilhões de unidades a cada ano, o equivalente a 1,4 bilhão por dia. No Brasil, a principal alternativa são as sacolas de plástico oxibiodegradáveis. Elas vêm com um aditivoquímico que acelera a decomposição em contato com a terra, a luz ou a água. O prazo de degradação é até 100 vezes menor - ou seja, uma sacola passa a levar apenas três anos para se decompor.
A nova regulação oferece aos supermercados três opções: dar um desconto de três centavos a cada cinco itens comprados sem o uso de sacola plástica; trocar cada 50 bolsas retornadas por um quilo de alimentoda cesta básica ou fornecer bolsas reutilizáveis. Os estabelecimentos também terão que exibir uma mensagem educativa que ensina ao consumidor que as sacolas plásticas levam até 100 anos para se decompor e estimula a sua substituição por sacolas reutilizáveis.
Mesmo depois da lei das sacolas de plásticos já estarem em vigor o supermercado ainda não aderiu, não substitui as suas sacolas...
tracking img