Quest Es Teorema De Heckscher Ohlin

259 palavras 2 páginas
RELAÇÕES INTERNACIONAIS

1) Discorra sobre ao Teorema de Heckscher-Ohlin.
Segundo esse teorema, os países se especializam na produção de bens que sejam intensivos no fator de produção abundante em seu território. Pelo Teorema Hecksher-Ohlin, o fator determinante para a especialização é a abundância do fator de produção no território de um paí­s.
Por exemplo, se um paí­s possui abundância do fator de produção terra, ele irá se especializar na produção de bens relativos à terra, e se um país possui abundância do fator de produção capital, ele se especializa na produção de bens relativos a capital.

2) Discorra sobre a diferença entre o teorema das vantagens comparativas de David Ricardo e o da dotação de fatores de Heckscher-Olin.
Sobre o teorema das vantagens comparativas de David Ricardo, cada país se especializa na produção de bens em que são relativamente mais eficientes. Surge das diferenças de produtividade do fator trabalho para bens distintos, influenciados também pelo clima e pelo ambiente de cada nação. Assim, os países deviam se especializar em produtos onde encontram vantagem comparativa, aumentando sua produção doméstica, ou seja, a diferença entre o Teorema de Heckscher-Ohlin e o Teorema das Vantagens Comparativas está no fator que leva a especialização de cada país, no primeiro é riqueza, o que há de abundante no território, no segundo o que prevalece é a eficiência que um país tem na produção de algum produto.

Universidade do Estado do Amazonas
Escola Superior de Ciências Sociais – ESO

Sarah Caroline da Silva Pereira

Relações Internacionais e Comércio Exterior

Manaus - Amazonas
2015

Relacionados

  • Fundamentos da análise economica
    127050 palavras | 509 páginas