Quest Es Sobre O Filme Narradores De Jav

405 palavras 2 páginas
Análise do filme "Narradores de Javé"
Douglas Monteiro de Bitencourt

1) Em relação ao filme, como podemos explicar as diferenças entre a Oralidade e a Escrita?
A oralidade era a única coisa que o povo de Javé tinha, o que os caracterizava como não-alfabetizados. A escrita era dominada somente por Antônio Biá. Segundo o filme, a escrita é aquilo que comprova e eterniza a oralidade. Também é afirmado no filme que a escrita é científica, não permite os tantos desvios que temos na oralidade. Entretanto um não existe sem o outro, Biá precisava ouvir os fatos, muitas vezes mentirosos e espalhafatosos para que assim os colocasse no papel e eternizasse-os.

2) A técnica pode transformar o conteúdo da mensagem? Explique.
Sim. Por exemplo, quando contamos alguma história podemos dar enfâse, pausas, usar de trejeitos e muitos outros artifícios e tendo ainda como benefício a presença de quem conta e quem ouve, então uma maior aproximação entre autor e receptor o que facilita mostrar a essência da mensagem. Na escrita usamos de artifícios também, entretanto estes são limitados e com isso podemos perder grande parte do conteúdo de nossa mensagem, pois não temos a possibilidade de dar maiores explicações ao leitor, acrescentar dados, enfim, a escrita é limitada em comparação com a oralidade. 3) Estabelecendo uma relação com o filme, quem são os contadores de histórias do nosso tempo?
Todos são contadores de história, pois o nível e fluxo de informações são gigantescos em nosso tempo e ao ouvir, ou ler sobre algo me deparo com a necessidade de contar e comentar com o próximo. A televisão, internet e rádio também se enquadram como contadores de histórias, pois também, a todo momento narram e trazem à tona novos assuntos à sociedade. 4) O território virtual da Internet cria espaço para as narrativas como as do filme? Explique.
Sim, pois hoje é muito fácil se aproveitar da tecnologia que temos à mãos. Qualquer um com um pouco de vontade e conhecimento pode criar um blog,

Relacionados