Quest es de conceitos nos trabalhos de Becker Bourdieu Weber e Bauman

1975 palavras 8 páginas
Perguntas:

1. No capítulo inicial de Aprendendo a Pensar com a Sociologia, Z. Bauman e T. May exploram questões importantes relacionadas com a natureza do olhar sociológico e a relação da sociologia com outros corpos de conhecimentos e práticas. Primeiramente, explicite qual é a solução encontrada pelos autores para definir a Sociologia enquanto ciência. Em seguida, explore os modos como os autores definem a relação entre a Sociologia e o senso comum (tente estabelecer pontos de contato com os argumentos presentes em outro livro da bibliografia obrigatória, Ofício de Sociólogo).
2. Em Ofício de Sociólogo, os autores apresentam sua posição nos debates epistemológicos que marcam as Ciências Sociais, que eles denominam de Racionalismo Aplicado. Explore, primeiramente, quais são os principais interlocutores nesses debates, segundo aparecem na referida obra. Em seguida, identifique quais são os principais obstáculos epistemológicos com que se deparam cientistas sociais em seus esforços para produzir conhecimento científico válido. Por fim, esclareça o argumento dos autores segundo o qual a teoria tem primazia na prática científica.
3. Quais são os principais aspectos que se deve levar em conta na produção de um desenho de pesquisa? Exemplifique sua resposta explorando os modos como M. Weber, no primeiro capítulo de A Ética Protestante e o “Espírito” do Capitalismo, constrói seu objeto de pesquisa.
4. Esclareça o que significa conceituação e mensuração na pesquisa em Ciências Sociais. Explore os modos como diferentes definições operacionais podem conduzir a resultados empíricos distintos.

Respostas:

1 - Como ínicio, quero esclarecer que não entraremos em em uma análise epistemológica do que é ou não ciência, teorias de demarcações entre o ciêntífico ou não ciêntifico etc., focando apenas no que o autor define como ciência sociológica e sua demarcação para com outras atividades das ciências sociais, tais quais antropologia, economia, psicologia, biblioteconomia,

Relacionados

  • ZALUAR ALVITO
    146006 palavras | 585 páginas
  • Planejamento e gestão de turismo
    232315 palavras | 930 páginas