QUEST ES DE BIOMEC NICA UNI

1290 palavras 6 páginas
Nome: Alan Luis Menossi RA: 1169614 Data: 08/03/2015

BIOMECÂNICA DO ESPORTE E DO EXERCÍCIO

ATIVIDADE NO PORTFÓLIO: COM BASE NAS LEITURAS PROPOSTAS, RESPONDA AS QUESTÕES AS SEGUIR.
1 - PARA CADA PLANO DE MOVIMENTO, TEMOS UM EIXO PERPENDICULAR A ELE. DIANTE DISSO, IDENTIFIQUE O PLANO E EIXO CORRESPONDENTE AOS MOVIMENTOS DE FLEXÃO/EXTENSÃO, ADUÇÃO/ABDUÇÃO E ROTAÇÃO LATERAL/MEDIAL.
R - Nos movimentos de flexão/extensão de cabeça, tronco e membros é encontrado o Plano Mediano (direito/esquerdo) seu eixo é o latero - lateral, transversal ou eixo X.
Nos movimentos de flexão/extensão de punho e dedos da mão é encontrado o Plano Mediano da mão (Planos secundários) seu eixo é compreendido pelos Eixos lateral, tranversal ou X.
Nos movimentos de flexão/extensão dos dedos dos pés é encontrado o Plano Mediano do pé e seu Eixo é o lateral, transversal ou Eixo X.
Nos movimentos de abdução dos membros e abdução e adução dos dedos das mãos é encontrado o Plano Frontal ou Coronal (anteior/posterior) seu eixo é o denominado como Eixo anteroposterior ou Eixo Z. No movimento de abdução/adução dos pés encontramos o Plano transversal ou horizontal em seu Eixo Longitudinal, Axial ou Y.
Nos movimentos de rotação (direita/esquerda) de cabeça e tronco, rotação lateral ou medial dos membros é encontrado o Plano Transverso ou Horizontal (superior/inferior) seu eixo é compreendido pelo Eixo Longitudinal, Axial ou Y.
2 - COMO SÃO CLASSIFICADAS AS ARTICULAÇÕES, CONSIDERANDO OS GRAUS DE LIBERDADE DE MOVIMENTO? EXPLIQUE E EXEMPLIFIQUE.
R - O corpo humano é capaz de realizar movimentos atráves das articulações encontradas no seu esqueleto, que são responsáveis pela mobilidade entre ossos e estabilidades de zonas de união entre os seguimentos, classificado como Sistema Articular que possue três tipos de articulações: Sinartrose (inflexíveis), Anfiartrose e Diartrose (possuem movimentos).
Nas

Relacionados