Quest es Biologia do C ncer aula 5 Genes Supressores de Tumores

396 palavras 2 páginas
Universidade de Brasília
Instituto de Ciências Biológicas
Departamento de Genética e Morfologia
Biologia do Câncer – Turma: 1o /2015
Aluna: Juliana Menezes Soares
Questionário 5 - Aula: Genes Supressores de Tumores
Questão 1. Explique a hipótese de Knudson.
O câncer é o resultado de mutações acumuladas ao DNA de uma célula, segundo essa hipótese, essas mutações devem provocar perda de função dos dois alelos. Elas têm caráter recessivo, uma vez que um único alelo mutado não é capaz de induzir uma neoplasia. Segundo Knudson tumores podem ter dois tipos de origem hereditário e esporádico. Em tumores com herança familiar, uma mutação é herdada na linhagem germinativa e outra mutação, desta vez somática, é adquirida ao longo da vida. Em tumores esporádicos, as duas mutações são somáticas e adquiridas ao longo da vida. Isto explica como alguns tipos de câncer podem ser tanto esporádicos quanto hereditários, como o câncer de mama e o retinoblastoma. Esta hipótese esclarece também como algumas doenças hereditárias não se manifestam em todos os indivíduos da família, uma vez que a segunda mutação ocorre ao acaso.
Questão 2. Mutações do gene com perda de função na linhagem germinativa podem levar a tipos diferentes de câncer herdado, dependendo do tipo e localização da mutação. Justifique essa afirmativa.
Na realidade a afirmativa correta seria mutações do gene com ganho de função na linhagem germinativa podem levar a diferentes tipos de câncer herdado, dependendo do tipo e localização da mutação. Pois pela literatura cita os diferentes tipos de cancer hereditários com o ganho de função na linhagem germinativa.
Questão 3. Explique os eventos que podem levar a perda da heterozigose e a relação disso com o surgimento do câncer?
Perda de heterozigose, em uma célula, é a perda da função normal do alelo de um gene, no qual o outro alelo já era inativo. Este termo é usado, principalmente, no contexto da oncogênese; após ocorrer uma mutação que provoque a inativação de um alelo

Relacionados