Questões

Páginas: 4 (756 palavras) Publicado: 3 de junho de 2011
1) O termo assistência possui sua origem na palavra latina assistentia (ajuda), que na essência significa o ato ou efeito de proteger, amparar e auxiliar. Assim, como podemos entender o papel doenfermeiro na assistência ao paciente com câncer?
R: Constitui um conjunto de esforços no intuito de auxiliar o ser humano a obter o máximo grau de empoderamento no enfrentamento do processo saúde-doençapreservando a sua existência. É preciso respeitar suas fragilidades, crenças, valores e estimular seu empenho na reabilitação.

2) A cirurgia aparece como uma ferramenta no tratamento do câncer.Pode ser usada em diferentes condutas. Quais são elas?
R: Diagnóstica, excisional, incisional, biópsia, cirurgia como tratamento primário, profilática, paliativa e reconstrutora.

3) A participaçãodo enfermeiro no processo de comunicação e esclarecimentos ao paciente e à sua família é muito importante. Justifique a afirmativa.
R: Serve como um elo entre a equipe multidisciplinar e o paciente.Fornece informações, responde aos questionamentos e anseios do paciente, considera o modo de vida, autoestima, sexualidade, perspectivas quanto ao tratamento, incentiva a reabilitação e participaativamente nos cuidados pré, intra e pósoperatórios.

4) O que são cuidados paliativos?
R: Cuidados paliativos são cuidados ativos totais prestados a pacientes e às suas famílias quando se estabeleceque o doente já não se beneficiará de tratamento antitumoral. Nesse momento, o enfoque terapêutico é voltado para a qualidade de vida, o controle dos sintomas do doente e o alívio do sofrimento humanointegrado pelo caráter trans, multi e interdisciplinar dos cuidados paliativos.

5) O “estar com câncer” pode trazer uma série de implicações para o paciente. Justifique essa afirmação.
R:implicações físicas, emocionais, afetivas, profissionais e financeiras para o sujeito enfermo, bem como comprometer as relações familiares, gerando estresse, tensão e conflito. De alguma forma, a doença vai...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Questoes
  • Questoes
  • Questões
  • Questoes
  • questoes
  • questões
  • Questoes
  • Questoes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!