Questões - vascularização

Páginas: 5 (1047 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2011
Questões - Vascularização
1- Como se estabelece a irrigação da medula espinhal?
Os vasos que abastecem a medula espinhal são provenientes de ramos das artérias vertebrais. É irrigada por três artérias: uma artéria espinhal anterior e duas artérias espinhais posteriores. Essa vascularização é reforçada por sangue de vasos segmentares chamados artérias radiculares.
• A artéria espinhal anteriore um tronco formado pela junção de dois curtos ramos que surgem das artérias vertebrais direita e esquerda. Está superficialmente na medula ao longo da fissura mediana anterior até o cone medular. Emite as artérias sulcais que se destacam perpendicularmente e entram no tecido nervoso pelo fundo da fissura mediana anterior. As artérias espinhais anteriores vascularizam as colunas e os funículosanterior e lateral da medula.
• As artérias espinhais direita e esquerda surgem das artérias vertebrais correspondentes, e conduzem-se dorsalmente contornando o bulbo e, depois percorrem longitudinalmente a medula, medialmente às radículas das raízes dorsais dos nervos espinhais. As artérias vertebrais posteriores vascularizam a coluna e o funículo posterior da medula.
• As artérias radicularesprovem dos ramos espinhais das artérias segmentares do pescoço e do tronco. Estes ramos entram nos forames intervertebrais com os nervos espinhais e dão origem
às artérias radiculares anterior e posterior. As artérias radiculares são muito pequenas e vascularizam apenas as raízes sem atingir a medula. Das 60 artérias radiculares que adentram nos nervos espinhais, somente 6 ou 8 realmente ajudamna vascularização da medula, então não pode ser considerada como uma vascularização segmentar da medula.

2- Como se estabelece a irrigação do encéfalo?
O encéfalo é irrigado pelas artérias carótidas internas e vertebrais, originadas no pescoço. Na base do crânio estas artérias formam um polígono anastomótico (polígono de Willis) de onde saem as principais artérias que vascularizam o encéfalo.Essa vascularização pode ser considerada peculiar, pois não possui um hilo para a entrada dos vasos, como as maiorias das vísceras. Esses vasos chegam ao cérebro por diversos pontos de sua superfície. De um modo geral, as artérias cerebrais têm as paredes mais finas, isso as tornas mais propensas às hemorragias. A túnica media das arterias cerebrais tem menos fibras musculares e a túnica elásticainterna é mais espessa.
Os dois sistemas de irrigação encefálica são: o sistema carótideo interno e o sistema vertebro-basilar.
• Artéria Carótida interna é um ramo da bifurcação da carótida comum, ela faz um trajeto longo pelo pescoço até que chega à cavidade craniana através do canal carotídeo do osso temporal, então atravessa o seio cavernoso que forma um S, chamado o sifão carotídeo;depois perfura a dura-mater e a aracnóide e no começo do sulco neural divide-se em dois ramos terminais: as artérias cerebrais media e anterior. Além desse dois ramos terminais, a artéria carótida da origem a outros ramos importantes como: a artéria oftálmica (que surge da carótida quando ela atravessa a dura-mater e sua função é de irrigar o bulbo ocular e formações anexas; a artéria comunicanteposterior (une-se com a artéria cerebral posterior, ramo basilar, ajudando na formação do polígono de Willis); e artéria carióidea anterior (dirige-se para trás ao longo do tracto óptico, penetra no corno inferior do ventrículo lateral, e irriga os plexos coriódes e parte da capsula interna.
• As artérias vertebrais direita e esquerda sobem no pescoço pelos forames transversos das vértebras cervicaisperfuram as membrana atlanto-occipital, a dura-mater e a aracnóide, entrando no crânio pelo forame magno. Passa pela face ventral do bulbo e na altura do sulco bulbo-pontino fundem-se formando um tronco único, a artéria basilar.
As artérias vertebrais originam duas artérias espinhais posteriores, artéria espinhal anterior, artérias cerebelares inferiores posteriores (irriga a porção inferior e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • vascularização
  • vascularização
  • vascularização
  • vascularizacao
  • Meninges e Vascularização
  • Vascularização dos rins
  • vascularizaçao cerebral
  • Vascularização Encéfalica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!