Questões sobre teoria dos sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3147 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
Perguntas para Revisão e Discussão referente à Teoria de Sistemas:

1. O que é Teoria Geral de Sistemas?
A Teoria Geral dos Sistemas, não busca soluções práticas para os problemas, mas sim formula conceitos para a aplicação empírica segundo Bertalanffy. A teoria parte dos seguintes pressupostos: - possui tendências para integração das ciências naturais e sociais; - orientam-se rumo a T.G.S.;- buscam a integração na educação científica. E se fundamenta nas seguintes premissas: - os sistemas existem dentro de sistemas; - os sistemas são abertos; - as funções de um sistema dependem de sua estrutura.

2. Explique as origens da Teoria de Sistemas.
A Teoria de Sistemas foi desenvolvida a partir dos estudos do biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy, onde ele critica a visão que se temdo mundo dividida em diferentes áreas, como Física, Química, Biologia, Psicologia, Sociologia etc. São divisões arbitrárias e com fronteiras solidamente definidas. Sua teoria afirma que se deve estudar os sistemas globalmente, envolvendo todas as interdependência de suas partes. A água é diferente do hidrogênio e do oxigênio que a constituem. O bosque é diferente das suas árvores.
Seuspressupostos básicos são cinco: i. Existe uma tendência para a integração das ciências naturais e sociais; ii. Essa integração parece orientar-se rumo a uma teoria dos sistemas; iii. A teoria dos sistemas constitui o modo mais abrangente de estudar os campos não-físicos do conhecimento científico, como as ciências sociais; iv. A teoria dos sistemas desenvolve princípios unificadores que atravessamverticalmente os universos particulares das diversas ciências envolvidas, visando ao objetivo da unidade da ciência; v. A teoria dos sistemas conduz a uma integração na educação científica.

3. O que significa a abordagem sistêmica?
A abordagem sistêmica se opõe as teorias mecanicistas, que dividem os organismos em partes, como por exemplo, dividir os organismos em células, em moléculas e assim pordiante. Nesta abordagem, o organismo é visto como um todo (assim como a Astronomia estuda o Sistema Solar) o Economia o Sistema Econômico, esse conceito passou a dominar as ciências, principalmente a Administração.

4. Quais as características dos sistemas?
O aspecto mais importante do conceito de sistema é a idéia de um conjunto de elementos interligados para formar um todo. O todo apresentapropriedades e características próprias que não são encontradas em nenhum dos elementos isolados. É o que chamamos emergente sistêmico: uma propriedade ou característica que existe no sistema como um todo e não existe em seus elementos em particular.
Segundo Bertalanffy, o sistema é um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas, decorrem dois conceitos: o de propósito (ou objetivo) e o deglobalismo (ou totalidade).

5. O que é globalismo ou totalidade?
Os sistemas em sua totalidade possuem uma natureza orgânica. Assim produzem mudanças e estímulos em partes de sua organização. Essas mudanças ou estímulos irão afetar a organização em todos os locais, pois elas então inter-relacionadas. Assim podemos entender que a organização que “sofre” qualquer tipo de estímulo, o sistemareagirá globalmente ao mesmo, assim afetando sua totalidade.

6. O que é propósito ou objetivo?
Todo sistema tem um ou alguns propósitos ou objetivos. As unidades ou elementos (ou objetivos), bem como os relacionamentos, definem um arranjo que visa sempre um objetivo ou finalidade a alcançar.

7. O que é entropia?
A entropia em um sistema, é a perda de energia através das própriascaracterísticas do sistema, pode ser perdida na entrada, no processo, ou na saída. Esse processo pode levar ao fim da organização, para que isso não aconteça, os sistemas devem detectar o processo de entropia a combatê-lo, para fazer isso existe a entropia negativa, para a obtenção de reservas de energia.

8. O que é homeostasia?
É a tendência do sistema em permanecer estático ou em equilíbrio, mantendo...
tracking img