Questões resolvidas de geografia

Exercícios Resolvidos

01. (PUC-SP) No século XX, muitas dúvidas sobre a estrutura de nosso planeta começaram a ser explicadas de forma convincente e sedutora. Uma das teorias mais importantes quevai nessa direção é a célebre Teoria da Deriva Continental. Verificando que os contornos da América do Sul e da África eram correspondentes, Alfred Wegener, geofísico alemão, admitiu a hipótese de umcontinente único (Pangeia) no passado, que se teria dividido em duas partes, devido ao movimento de deslocamentos das massas sólidas sobre massas líquidas. Essa hipótese abre caminho para a Teoria dasPlacas Tectônicas. Assim, juntando-se a Teoria da Deriva Continental à Teoria das Placas Tectônicas, temos o apoio explicativo para um conjunto de fenômenos de nosso planeta.

Assinale aalternativa INCORRETA.

a) A Teoria de Deriva Continental ajuda, em muitos casos, a explicar as semelhanças e as diferenças de espécies animais e vegetais distribuídas nos cinco continentes do planeta.

b)A Teoria das Placas Tectônicas explica a gênese dos dobramentos modernos (Andes, Montanhas Rochosas, Himalaia etc.), que teriam ocorrido a partir do choque dessas placas.

c) Apoiado na Teoria dasPlacas Tectônicas, o entendimento da dinâmica dos terremotos se torna mais claro, assim como a identificação das áreas mais afeitas a essas ocorrências.

d) A divisão do continente único até aconfiguração atual modificou a distribuição das superfícies sólidas e líquidas do planeta, resultando em mudanças climáticas ao longo do tempo.

e) Os processos erosivos que esculpem os relevos,dando-lhes as formas conhecidas no interior dos continentes, são explicados, fundamentalmente, pela Teoria das Placas Tectônicas.

Resposta: E
Os processos erosivos são agentes externos modeladores dorelevo, ou seja, ocorrem na superfície da Terra, pela ação dos ventos ou das águas, por exemplo, e não se relacionam com o tectonismo, que é um agente interno formador do relevo, pois resulta do...