Questões para descussão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1969 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTÕES PARA DISCUSSÃO:

1)Destaque as vantagens competitivas que o hospital Albert Einstein obteve, com o uso da tecnologia de informação?
Não existe no mundo uma solução similar, para evitar erros na hora de ministrar um medicamento. Só nos Estados Unidos, por exemplo, esses erros matam anualmente entre 44 mil e 98 mil pessoas. Uma dessas fatalidades é a possibilidade de se ver vítima deum erro de medicação. Remédios esquecidos, doses inexatas e medicamentos trocados ao que tudo indica não são práticas muito raras em hospitais do mundo todo.
A principal vantagem que o hospital Albert Einstein obteve é que essa é uma ferramenta de trabalho que o profissional pode levar para a beira do leito e realizar suas atividades freqüentes, como identificar o paciente, verificar oscuidados necessários, anotar os sinais vitais e ainda registrar os medicamentos ministrados, com mais segurança e agilidade.
Por fim, o Einstein está prevendo dobrar o número de handhelds utilizados, chegando a 120 equipamentos, que devem ser divididos entre 250 enfermeiros em três turnos, numa média de setenta a oitenta profissionais por período. Com previsão de investir 5% de seu faturamento emtecnologia, o Einstein não espera que os avanços dos projetos de TI parem por aí, ainda a muita coisa a ser feita.

2) Descreva a estratégia adotada pelo hospital para a implantação do seu projeto para evitar os erros médicos.
Para atingir tal objetivo, o hospital optou por uma solução que reúne uma estrutura de rede wireless com palmtops para os enfermeiros, pulseiras com código de barraspara os pacientes e etiquetas também codificadas em toda a medicação do hospital.
Ao se internar, o paciente recebe uma pulseira de identificação marcada com um código de barras. O médico faz a prescrição dos medicamentos específicos para seu tratamento e a coloca na rede de computadores do Einstein. A farmácia do hospital reúne os remédios, também codificados, em um saco plástico lacrado emarcado com o mesmo código do paciente. O enfermeiro, ou assistente de enfermagem, tem acesso às informações da rede por meio dos palmtops, que trazem leitores de código de barras embutidos. Para evitar os enganos, esse profissional checa, através dos palms e das pulseiras, se os códigos do paciente e dos medicamentos são correspondentes. Caso não seja o remédio, a hora e a dose certas, o dispositivoavisa sobre o engano.
Também transportado para a maternidade, o sistema é utilizado para evitar a troca de bebês. Assim que nascem, as crianças recebem uma pulseira com um código igual ao da mãe e essa identificação só é descartada quando ambos deixam o hospital.

QUESTÃO PARA DISCUSSÃO:

1)Destaque as vantagens competitivas que o laboratório Fleury obteve, com o uso da tecnologia dainformação (TI).
Um laboratório de análises clínicas que realiza 1,9 mil tipos diferentes de exames, conseguiu encantar pacientes, médicos e laboratórios associados ao oferecer um site na Internet com serviços especificamente pensados para eles.
Esse site permite aos médicos acessar, o resultado de diagnósticos de seus pacientes e o histórico de sete anos de exames mantidos no banco de dados dolaboratório, serviço inédito no país, sem sair do consultório. Também pacientes podem verificar os resultados de seus exames eletronicamente.
Outro diferencial do laboratório é a segunda geração de sistema de relacionamento com clientes. Ele permite não só cadastrar pacientes e seus respectivos planos de saúde, como suas reclamações, respostas dadas a elas, particularidades físicas epreferências. Também o agendamento de exames é complexo e exige um algoritmo que cria um cronograma de procedimentos.
Dentre todas as essas realizações, talvez a mais ousada tenha sido desenvolver um
sistema de diagnóstico automatizado para exames de tireóide. Usando o princípio matemático da lógica Fuzzy, um aplicativo com capacidade de auto-aprendizado. Esse tipo de lógica permite que as...
tracking img