Estudo dirigido do texto “Os fundamentos sócio-históricos da ética” de Maria Lúcia Barroso

1. Por que só o homem pode ser um ser ético?
Só o homem é capaz de agir com consciência e liberdade,sendo essas duas características, específicas do ser social, e necessárias para que, o homem como criador que é, autocrie-se, dando-lhe capacidade para poder ser um ser ético.
2. Quem decide sobre o queé melhor para a sociedade?
Há que se levantar em conta, que na realidade de uma sociedade de classes, as necessidades e interesses econômicos, políticos e culturais, e as possibilidades de escolha edeterminação dos indivíduos, nem sempre coincidem, porém não há exceção no fato de que são os próprios homem que decidem o que é melhor para a sociedade.
3. Isto significa afirmar que a moral épuramente subjetiva, que as escolhas morais são determinadas exclusivamente pelos indivíduos, em sua subjetividade?
A moral e os valores são construções objetivas inscritas nas relações sociaisinerentes à reprodução social, porém, os mesmo só são reproduzidos se houver uma aceitação subjetiva, aceitação essa que depende que as normas e deveres instituídos correspondam às necessidades e exigênciasmorais do indivíduo, isto é, se forem consideradas justas, corretas, boas.

4. Qual é a relação entre moral e ética?
A moral é objeto da ética. A moral é a prática, resposta dada às necessidades,sem que se reflita sobre tal resposta, característica da vida cotidiana. Já a ética, é a reflexão sobre a resposta que foi dada, elevação esta que permite o homem ultrapassar o cotidiano, elevar-se alémdo eu e alcançando o humano genérico, comportando-se como ser ético, isto é, consciente de suas escolhas e responsabilidades em face da sociedade.
5. A ética é parte constituinte de todas as formasde práxis?
Ao pensarmos a práxis como atividade prática consciente capaz de criar e/ou recriar necessidades e capacidades materiais, espirituais, instituindo um produto concreto antes inexistente,... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 06). Questões do texto "os fundamentos sócio-históricos da ética". TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Quest%C3%B5es-Do-Texto-Os-Fundamentos-S%C3%B3cio-Hist%C3%B3ricos/48316.html

MLA

"Questões do texto "os fundamentos sócio-históricos da ética"" TrabalhosFeitos.com. 06 2011. 2011. 06 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Quest%C3%B5es-Do-Texto-Os-Fundamentos-S%C3%B3cio-Hist%C3%B3ricos/48316.html>.

MLA 7

"Questões do texto "os fundamentos sócio-históricos da ética"." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2011. Web. 06 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Quest%C3%B5es-Do-Texto-Os-Fundamentos-S%C3%B3cio-Hist%C3%B3ricos/48316.html>.

CHICAGO

"Questões do texto "os fundamentos sócio-históricos da ética"." TrabalhosFeitos.com. 06, 2011. Acessado 06, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Quest%C3%B5es-Do-Texto-Os-Fundamentos-S%C3%B3cio-Hist%C3%B3ricos/48316.html.