Questões de sociologia juridica

INTRODUÇÃO

Este trabalho que tem como objetivo introdução Sociologia ,abordados no decorrer do primeiro credito :
- Sociologia e Sociologia Jurídica.
-Sociologia Jurídica e Sociologia doDireito.
-Os clássicos da Sociologia aplicados ao Direito: Augusto Comte, Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim.
- Temas relevantes da Sociologia Jurídica no Brasil: cidadania, direitos humanos edireitos fundamentais.
- Acesso à Justiça.
- Estrato social e igualdade social viam ações afirmativas

no curso de Bacharel em Direito – 2º semestre .Assim, de acordo com o conteúdo estudado noprimeiro crédito como foi designado pelo orientador.









Questões:
1. Diferencie Sociologia Jurídica de Dogmática Jurídica.
2. Contraponha neutralidade axiológica àideia de fato social como coisa, apontando por quais autores da Sociologia Clássica estes termos são utilizados.
3. a) Explique a diferença entre fato social e fato jurídico; b) Explique a relaçãoentre o desenvolvimento do capitalismo e o sistema jurídico-político da sociedade burocrática, de acordo com a teoria sociológica de Max Weber.
4. a) Explique a perspectiva marxista sobre o Estado e asua estrutura jurídica; b) Explique a relação entre acesso à justiça e desigualdade social.
5. a) Explique como o preconceito e a discriminação dificulta o acesso à justiça; b) Explique qual o sentidoda expressão política afirmativa e/ou compensatória, ou seja, o que é “afirmado” ou “compensado” nesse tipo de política?

Respostas:
1. - Sociologia jurídica é transcendental e permite reflexões;- A dogmática jurídica é restrita ao conjunto de leis da sociedade;
- A dogmática reproduz e a sociologia jurídica transforma;
- Através da Sociologia Jurídica a Dogmática pode sereformular.
- fenômeno moderno (Sociologia Jurídica), pois como a lei é destinada ao órgão vivo, ao Elemento subjetivo do Direito, transformação do mundo fático;
- A Dogmática (lei) não poderia criar...