Questões de introdução a economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1986 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 11 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Como podem ser classificados os bens?
Os bens podem ser classificados em
• Quanto a natureza, que podem ser materiais ou imateriais

• Quanto a obtenção, são subdivididos em :
• Livres

• Econômicos, que são subdivididos em:
• Consumo, que podem ser duráveis ou não duráveis
• Produção
• Raros

UNIDADE2
1) O que é organização econômica?
É a forma como a sociedade esta organizadapara desenvolver as atividades econômicas. Atividades estas de produção, circulação, distribuição, e consumo de bens e serviços.
2) Quais as principais formas de organização econômica?
• Economia de Mercado, ou descentralizada tipo capitalista
• Economia Planificada, ou centralizada tipo socialista
3) O que é mercado?
É um local ou um contexto em que compradores e vendedores de bens, serviçosou recursos estabelecem contatos e realizam transações.
5) O que é renda?
É a remuneração que o proprietário do fator de produção recebe pela sua utilização no processo produtivo.
Por que os problemas econômicos fundamentais (o quê, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção?
R: Porque em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção sãoescassos, enquanto as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam. Com isso, há a necessidade de escolher entre alternativas de produção e distribuição dos resultados. Tal escolha leva às questões referidas de O que e quanto produzir (dada a escassez, nem todos os bens poderão ser fabricados e mesmo a quantidade dos bens a serem fabricados será limitada pela disponibilidade de fatores deprodução); Como produzir ( a sociedade deverá escolher, dados os fatores de produção - insumos produtivos e tecnologia - disponíveis, o método que maximiza o produto e minimiza o custo de produção) e finalmente para quem produzir (qual o mecanismo de repartição do produto).
Conceitue: bens de capital, bens de consumo e bens intermediários:
R: Bens de Capital: são bens utilizados na fabricação deoutros bens, mas que não se desgastam totalmente no processo produtivo.
Bens de Consumo: bens que se destinam diretamente ao atendimento das necessidades humanas.
Bens Intermediários: aqueles que são transformados ou agregados na produção de outros bens e que são consumidos totalmente no processo produtivo.
O conceito de Economia está relacionado:
(A) à conjugação de necessidadesinfinitas e recursos escassos.
(B) ao equilíbrio entre necessidades limitadas e recursos ilimitados.
(C) à produção constante de mercadorias que rechacem a escassez.
(D) à eliminação da escassez pela eficiência do mercado.
(E) à administração da riqueza pública.
Quais são os agentes econômicos? Conceitue cada um deles.
R: Família: Incluem todos os indivíduos e unidades familiares daeconomia o que, no papel de consumidores, adquirem os mais diversos tipos de bens e serviços objetivando o atendimento do suas necessidades do consumo. Por outro lado, as famílias, na qualidade de “proprietárias” dos recursos produtivos, fornecem às empresas os diversos fatores de produção.
Empresas: São unidades encarregadas de produzir e/ou comercializar bens e serviços. A produção érealizada através da combinação dos fatores produtivos adquiridos juntos às famílias.
Governo: O Governo interage com as unidades familiares e as empresas, como Agente Econômico produtor de bens e serviços públicos, além de ser um centro de geração, execução e julgamento de regras básicas para a sociedade como um todo.

Conceitue - Fatores de Produção -:
R: Fatores de produção são os recursosque as pessoas e, conseqüentemente, a sociedade (que pode ser um país, um Estado, etc) dispõe para a produção de qualquer bem ou serviço, eles são constituídos por recursos naturais, capital, mão de obra, capacidade empresarial e tecnologia.

Cite exemplos de necessidades primárias e secundárias.
R: As necessidades primárias são de segurança como: doenças, incertezas, roubos... e fisiológicas...
tracking img