Questões de gênero

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (724 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Alguns pesquisadores sustentam que, para além das diferenças anatômicas entre os sexos, o cérebro de meninos e de meninas processam de modos distintos a linguagem, as informações, as emoções, oconhecimento e tantas outras características tidas como naturais que conduziriam às distinções de comportamento e de habilidade cognitiva. .
Inúmeras pesquisas atestam a existência de uma anatomiacerebral especifica para cada sexo. Daí viria o fundamento para atribuir às mulheres, e a seu largo corpo caloso, a intuição, a falta de aptidão para ciências exatas, a ampla habilidade verbal e o usosimultâneo de ambos os hemisférios cerebrais. Aos homens confere-se melhor desempenho espaço visual matemático e cientifico.
Refletir sobre os fundamentos dessas afirmações no âmbito da educação e, maisespecificamente, da educação infantil exige o questionamento de suas origens e do peso do caráter biológico na construção das diferenças, indagar a respeito da interferência e do papel da cultura nosprocessos de socialização e de formação de meninas e meninos desde suas primeiras experiências de vida na instituição escolar.
A perspectiva sociocultural permite centrarmos nosso olhar nas formas decontrole do corpo infantil, um processo social e culturalmente determinado, permeado por formas sutis, muitas vezes não percebidas. Poderíamos, então, dizer que as características tidas pela tradiçãocomo naturalmente masculinas ou femininas resultam de esforços diversos para distinguir corpos, comportamentos e habilidades de meninas e meninos.

O conceito de gênero


No dicionário o termogênero é definido como uma forma de classificação e como modo de expressão, real ou imaginário, dos seres. A partir da década de 80, o conceito de gênero foi incorporado pela sociologia como referencia àorganização social da relação entre os sexos. Tal conceito recebe forte influencia de áreas como lingüística, psicanálise, psicologia, historia e antropologia, responsáveis por demonstrar a...
tracking img