Questões de embriologia geral

Páginas: 16 (3822 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2011
Questões de Embriologia geral
R: A evolução das células germinativas designam-se por Gametogenese e encontra-se dividida em espermatogenese nas células germinativas masculinas e de ovogene nas células germinativas femininas. Comportam vários períodos de evolução que são: Multiplicação, Crescimento Maturação.
Multiplicação – as células femininas ao contrário das masculinas não se verifica naglândula genital adulta mas sim no ovário embriologico. Estas células ovogonias possuem tal como as espermatogonias 46 cromossomas sexuais semelhantes denominados xx, a sua mitose é do tipo somático, as ovogonias dividem-se no embrião.
Crescimento – no ovário adulto apenas se encontram ovocitos primários que contem um número diploide de cromossomas 2n, pois uma delas aumenta de tamanho e passa achamar-se ovocito primário 2nxx. A determinado momento as espermatogonias filhas aumentam de volume e passam a chamar-se espermatocitos primários, eles mantém o numero diploide 2n de cromossomas.
Maturação – na ovogenese ocorrem divisões muito desiguais do citoplasma, pelo que 3 das células resultantes designadas por corpos polares, são muito pequenas em relação a quarta célula que é o óvulofuncional, os corpos polares são ovos abortados.
Na espermatogene os espermatocitos primários vão sofrer 2 divisões consecutivas, na primeira divisão originará 2 espermatocitos secundários que contem apenas n cromossomas ou seja 23 no homem. Na segunda divisão os espermatideos tal como os espermatocitos de que derivam são de dois tipos possuem cromossoma x e outros cromossomas y.
As diferenças esemelhanças.
Semelhanças – 1º tem as mesmas fases e os mesmos períodos, 2º em cada uma dessas fases produzem células equivalentes.
Diferenças – 1º a multiplicação na ovogenese ocorre durante o desenvolvimento embrionário, na espermatogenese ocorre com o inicio da puberdade.
2º - A espermatogenese é um processo contínuo que se inicia na puberdade e se arrasta por longos períodos de vida ate a idadeavançada.
3º - A ovogenese é um processo cíclico que se inicia na puberdade não com a formação de células mas com a maturação dos folículos e é um processo limitado porque cessa com a menopausa.
4º Uma espermatogonia origina 4 células funcionais, uma ovogonia origina uma célula funcional e 3 abortadas que são os corpos polares.
Caracterize as etapas do desenvolvimento embrionário e os métodosutilizados no respectivo estudo?
R: As etapas do desenvolvimento embrionário são:
1º Segmentação – consiste na divisão do óvulo em porções cada vez menores ate obtenção de um nº incontável passando a chamar-se de morula.
2º Gastrulação – consiste na multiplicação e deslocamento de células para edificação dos folhetos fundamentais que são ectoblasto, cordo-mesoblasto e entoblasto.
3º Organogenese– a partir dos folhetos embrionários vão se formar os esboços de órgãos. Portanto a formação dos esboços de órgãos a partir da concorrência dos folhetos embrionários.
4º Sistogenese – consiste na diferenciação dos órgãos dos tecidos definitivos.
5º Crescimento – aumento de tamanho vitelino do embrião
6º Desenvolvimento – mudanças que o embrião vai ter ao longo do período do desenvolvimento.Métodos de estudo do desenvolvimento embrionário:
1º Método da reconstrução – consiste em o embrião é cortado em fatias e essas fatias depois são ampliadas e desenhadas sobre pedaços de cera, que são recortados e depois reconstrói-se o embrião nesses pedaços de cera numa escala cada vez maior.
2º - Método das referências ou marcas coloridas – consiste sobre o embrião o uso de corantes edeslocamento dos corantes conforme o embrião é que nos vão dar a visão das transformações que se houver.
Caracterize as consequências da fecundação do óvulo pelo espermatozóide.
R: Activação do óvulo – o óvulo é uma célula de dimensões anormais, desproporcionada e incapaz de sobrevivência espontânea, o espermatozóide restitui-lhe a actividade permitindo que se devida e evolua.
Reconstrução do duplo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Questões de Embriologia
  • Embriologia geral
  • Embriologia Geral
  • Embriologia geral
  • questões gerais
  • QUESTÕES PARA ESTUDAR EMBRIOLOGIA
  • questoes sobre embriologia
  • questões teoria geral do direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!