Questão social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL
Nesse trabalho vamos falar sobre a concepção do pensador, os exemplo que encontramos na nossa atualidade, desigualdades sociais. A concepção das leis para a vida em sociedade, e as formas de enfrentamento das desigualdades sociais.
O pensador escolhido por mim e o grande Karl Marx.
Karl Marx nasceu em 5 de maio de 1818 em Treves, capital da província alemã do Reno,cuja tradição remontava aos tempos de Roma. Treves desempenhava um papel, no século XIX, importante na cultura dessa região, misturando o liberalismo revolucionário, vindo da França, com a reação do Antigo Regime, liderada pela Prússia. Pouco se sabe sobre seus antepassados. Seu pai, Hirschel, era advogado e conselheiro de justiça. Em 1824 abandonou o judaísmo, batizando-se com o novo nome deHeirinch. É possível que essa conversão tenha sido por motivos materiais, pois, nessa época os cargos públicos ficavam vedados aos judeus da Renânia. Sua mãe, Enriqueta Pressburg, apesar de descendente de rabinos não exerceu sobre o filho a forte doutrinação, habitual nas famílias israelitas, e não teve qualquer influência intelectual sobre sua formação.
Quando terminou o secundário em Treves, Marxse matriculou na Universidade de Bonn, queria estudar juris prudência. Lá, descobriu a vida boêmia e esbanjou dinheiro. Na universidade, também, passou a escrever versos apaixonados para uma amiga de infância, Jenny Von Westphalen, que viria a se casar, algum tempo depois. As famílias se opuseram, já que seria um casamento desigual, pois, a jovem possuía alta posição social, no entanto, nadaadiantou.
Cumprindo um desejo do pai, que queria que terminasse os estudos antes do casamento, matriculou-se na Universidade de Berlim. Afastou-se do Direito e se aproximou da História e da Filosofia. Em uma de suas cartas ao pai, Marx revela suas relações contraditórias com o hegelianismo, pensamento dominante na Berlim da época. Apesar disso, não deixou de ser atraído e envolvido pelo idealismo deHegel, Filosofia que se propõe , sobretudo, juntar o método e o objetivo. Estado, Religião, Filosofia constituem para Hegel suprema manifestação de Deus, entendido como absoluto. Desse ponto de vista, a religião cristã aparece como a mais completa revelação da razão, enquanto espírito universal.
O jovem Marx participou diretamente das discussões e dos trabalhos do grupo de Berlim até 1841,período em que voltou a Treves. Levava consigo textos inacabados, abrangendo vários estudos como a crítica da escola histórica do Direito, análise da arte cristã entre outros. Abandonou a carreira de advogado para tentar conseguir uma cátedra universitária.
 Marx não conseguiu abraçar a carreira universitária em Bonn, procurou uma universidade menor e neutra, doutorou-se então por Iena. Marx enviouum artigo, na época, para a revista Anedota, publicada por Ruge, contra a censura na imprensa, passou a colaborar, também, com a Gazeta Renana, órgão liberal publicado em Colônia. Marx passa então a se preocupar com problemas políticos e sociais. Pouco a pouco, o que para Marx parecia dever ser uma revolução política, reclamando uma reorganização do Estado, transformou-se na ideia de uma revoluçãosocial, que deveria modificar a própria estrutura da sociedade como um todo.
O namoro da burguesia liberal com a esquerda hegeliana durou pouco. A crítica social – democrata desenvolvida por Marx, o socialismo utópico de Moses Hess, afastaram os leitores da Gazeta Renana, que foi fechada pelo governo. Marx acabou emigrando para a França.
A esquerda hegeliana resolveu então publicar uma revistano exílio que se chamaria “Anais-Franco-Alemães”. Ela não passou do primeiro número duplo, Marx colaborou com dois trabalhos: Introdução a uma crítica da Filosofia do Direito de Hegel e a Questão judaica. Nesse único dos “Anais Franco-Alemães”, foi publicado um artigo de Frederick Engels que marcou uma virada no pensamento de Marx. Ele faria da Economia Política, seu principal objeto de...
tracking img