Questão social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O que é questão social?
São as várias expressões das desigualdades sociais produzidas na sociedade capitalista madura. A questão social é indissociável do processo de acumulação capitalista e dos efeitos que produz sobre as classes trabalhadoras e das configurações assumidas pelo trabalho.
A questão social expressa desigualdades econômicas,culturais e políticas das classes sociais, ostrabalhadores produzem a riqueza, os capitalistas se apropriam dela. É assim que o trabalhador não usufrui das riquezas por ele produzidas.Envolve simultaneamente uma luta aberta e surda pela cidadania.

2. Algumas expressões da questão social e por que essas expressões são importantes para o serviço social?
O crescimento do capitalismo gera maior concentração de renda e aumento da pobreza,expressando um “apartheid social”. Ampliam-se as desigualdades distribuídas territorialmente, a distância entre as rendas de trabalho e do capital e também entre os rendimentos dos trabalhadores qualificados e não qualificados. É colocada uma vaga que exige um padrão para o trabalhador e o trabalhador não acompanha esse padrão, então ele continua desempregado. Muito emprego e pouco trabalhadorqualificado para a vaga.
E as consequências da apropriação desigual do produto social são as mais diversas: analfabetismo, violência, desemprego, pobreza, fome, etc.; criando “profissões” que são frutos da miséria produzida pelo capital: catadores de papel; limpadores de vidro em semáforos todos na tentativa de sair da miserabilidade em que se encontram.

A importância das expressões da questãosocial para o serviço social se dá porque o assistente social está intrinsecamente voltado a lidar com esses problemas sociais, o serviço social trabalha com essas expressões, mas não trabalha para que elas permaneçam e sim para sua superação. O serviço social vai se reorganizandoàmedidaque vai conseguindo resolver algumas dessas expressões sociais, mas como temos o aprofundamento das questõescapitalistas que desempregam, geram fome, misérias, os assistentes sociais se defrontam cotidianamente com as mais amplas expressões da questão social, esclarecendo a população seus direitos sociais e os meios de ter acesso aos mesmos.

3. A relação da questão social com o capitalismo e intrínseco a isso o mundo do trabalho.
À medida que o capital vai produzindo riqueza vai produzindotambém pobreza, entrea lógica do capital e a lógica do trabalho, a questão social representa não só as desigualdades, mas, também, o processo de resistência e luta dos trabalhadores. Por isto ela é uma categoria que reflete a luta dos trabalhadores, da população excluída e subalternizada, na luta pelos seus direitos econômicos, sociais, políticos, culturais.O avanço das organizações dos trabalhadorese das populações subalternizadas coloca em novos patamares a concepção de questão social. As transformações no mundo do trabalho, seja com a substituição do homem pela máquina, seja, pela erosão dos direitos trabalhistas e previdenciários.

4. A nova questão social.
A questão social surge como fruto do capitalismo com algumas expressões e ao longo do tempo vai sendo agregado novasexpressões a questão social.
Segundo autores a expressão “nova”, expressa manifestações contemporâneas de problemas já produzidos pela questão social, a sociedade vai agregando novas problemáticas as questões sociais. As novas expressões da questão social vão surgindo à medida que o próprio capitalismo vai se aprofundando. O objetivo do capitalismo é sempre o mesmo, visa à mais-valia e o lucro, porém, ocapitalismo também se transforma e se modifica para se auto sustentar.

5. Estratégias para o enfrentamento da questão social.
As estratégias para o enfrentamento da questão social tem sido tensionadas projetos sociais distintos que presidem a estrutura e a implementação das políticas sociais públicas e que convivem em luta em seu interior. Vive-se uma tensão entre a defesa dos direitos...
tracking img