Questão social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3579 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PATRICIA DOS SANTOS BASTOS
RAQUEL MARIA DE PAIVA SOUZA

QUESTÃO SOCIAL

Trabalho apresentado a Atividade Interdisciplinar da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.

Profs.Sérgio Goes Barbosa, Giane Albiazetti, Daniela Sikorski e Paulo Sérgio Aragão.

Rio Branco
201
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO----------------------------------------------------------------------------4
2DESENVOLVIMENTO------------------------------------------------------------------5
3 CONCLUSÃO----------------------------------------------------------------------------16
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS-----------------------------------------------17

INTRODUÇÃO

Por anos existem em nossa sociedade vários problemas sociais, uns mais acentuados que outros. Mas com o passar do tempo surgiu por parte de toda asociedade e do poder público, a preocupação em saber quais eram e quais são até os dias atuais, os motivos para tantas disparidades sociais. Iremos abordar neste trabalho qual a função e como trabalhar, com tais questões, como o Estado vem se voltando para o assunto, contaremos com 2 ( duas ) entrevistas que relatam as diferenças existentes com o passar dos anos, visto que um entrevistado contacom mais de 50 ( cinqüenta ) anos e o outro com mais de 30 ( trinta ) anos, e ainda, será noticiado um dos maiores problemas na questão social dos dias de hoje : A Exploração e o Abuso Sexual Infantil, como está sendo debatido e combatido este tipo de violência por parte do poder público e da sociedade como um todo.

DESENVOLVIMENTO

Nossa primeira entrevistada é a senhora Maria Gizeudade Paiva da Silva, mãe, avó e esposa, nascida em 1951 no dia 03 de março, hoje com 60 anos, goza de uma vida totalmente diferente da época em que tinha 21 anos, nascida em Xapurí, município do interior do Acre, funcionária pública federal, diz ser privilegiada, já que teve oportunidade de presenciar grandes transformações no mundo, ver e ter acesso hoje á grandes invenções tecnológicas, tais comoa chegada do computador e da internet, vislumbra a chegada da 3º idade com conforto e saúde, mas conta que nem sempre sua vida foi assim, Dnª Gizeuda nos responde á cada pergunta sobre alguns momentos e acontecimentos que viu.

Grupo - A senhora recorda quem era o presidente em 1972? Época em que tinha 21 anos, e como era o governo?
Bom pela minha memória o presidente era o Médici, e ogoverno era do Regime Militar, havia muita repressão e censura e aqui no acre o governador era o Wanderley Dantas.
Grupo - Como já nos disse, os tempos são outros, sabemos que o trabalho, as profissões e os direitos do trabalhador mudaram bastante, pode nos falar um pouco sobre como era á questão, quem possuía, quais eram as profissões e que direitos tinha os trabalhadores na época?
Não tinhaconcurso, e todas essas exigências que tem hoje para trabalhar, quem arranjava os empregos “pelo menos aqui no Acre” era o governador, a oferta era melhor porque não exigia muita qualificação não, as maiores profissões eram na área militar, funcionário público e seringueiro, em relação á direitos os trabalhadores já tinha direito ao FGTS, 13º salário e repouso aos domingos.
Grupo – Atualmente o mercadoesta cada vez mais exigente em relação á qualificação profissional, pessoas de todo o mundo dedicam á maior parte de seu tempo estudando para estar aptas á ocupar o cargo que pretendem ter. O acesso á escola e a educação são bem maiores hoje, que nos seus 21 anos, como funcionavam á educação, as escolas e o acesso á eles?
É tinham menos escolas e o acesso era um pouco mais difícil, porquemorávamos em seringais e o percurso era distante, as o ensino era muito bom, o 4º ano de antigamente é o 2º grau de hoje, tinha á escola técnica que formavam contadores e os profissionais do magistério que são o atual professores, o relacionamento entre alunos e professores era de respeito.
Grupo – Com a tecnologia, ás pesquisas cientifica, hoje conseguimos combater e ate curar doenças que foram...
tracking img