Capítulo 1
Questão social na atualidade e o processo de criminalização da pobreza

Vivemos em um momento atual da história em que há uma imensa concentração de riqueza nas mãos de uma minoriaproduzida às custas da pobreza e da miséria que assolam milhões de pessoas pelo mundo. Neste, o nível de violência na sociedade expressa um momento de barbárie, barbárie imposta pela burguesia que paracontinuar auferindo lucros e manter-se no poder condena milhões de pessoas ao trabalho incessante e à condições precárias de vida.
As classes dominantes tentam incansavelmente identificar o culpado detanta violência e direcionam suas suspeitas às camadas mais vulneráveis da sociedade; em sua maioria, estas pessoas são jovens, negros e pobres. O Estado cumpre o papel de tentar eliminar esta “camadaperigosa” e assim promover a paz. Mas, todo esse caos tem apenas um culpado: o próprio sistema capitalista.
Este capítulo tem por objetivo discorrer a respeito das transformações ocorridas noprocesso de acumulação de capital a partir da década de 1970, evidenciando como este processo vem aumentando as desigualdades sociais no mundo, e particularmente, em países periféricos como o Brasil. Emseguida trataremos da forma como o Estado tem enfrentado às tensões sociais decorrentes do agravamento da questão social.

1.1 A agudização da questão social na atualidade

Os anos posteriores àSegunda Guerra Mundial foram marcados por um alto crescimento econômico possibilitado por um longo período de estímulos produtivos com os esforços voltados para reconstrução dos países derrotados naguerra e com a forte produção no setor bélico num contexto de Guerra Fria. Junta-se a este período de prosperidade econômica um alargamento de políticas sociais implementadas pelo Estado para conteros efeitos da crise deixada pela Segunda Guerra que combina o padrão produção em massa/consumo em massa; um dos componentes do fordismo na época. O Estado passa neste período a além de garantir o... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 02). Questão social e criminalização da pobreza. TrabalhosFeitos.com. Retirado 02, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Quest%C3%A3o-Social-e-Criminaliza%C3%A7%C3%A3o-Da-Pobreza/594043.html

MLA

"Questão social e criminalização da pobreza" TrabalhosFeitos.com. 02 2013. 2013. 02 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Quest%C3%A3o-Social-e-Criminaliza%C3%A7%C3%A3o-Da-Pobreza/594043.html>.

MLA 7

"Questão social e criminalização da pobreza." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 02 2013. Web. 02 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Quest%C3%A3o-Social-e-Criminaliza%C3%A7%C3%A3o-Da-Pobreza/594043.html>.

CHICAGO

"Questão social e criminalização da pobreza." TrabalhosFeitos.com. 02, 2013. Acessado 02, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Quest%C3%A3o-Social-e-Criminaliza%C3%A7%C3%A3o-Da-Pobreza/594043.html.