Questão social: objeto do serviço social

Questão social: Objeto do serviço social?

A questão social tem sido colocada na nova proposta de reformulação curricular,como objeto do serviço social.

O Serviço Social é uma profissãolegitimada socialmente,tendo ele uma função social. O assistente social trabalha de acordo com a necessidade social, seu trabalho gera ações que tem um produto, “produto social”, com dimensões econômicase políticas.

O Serviço Social foi iniciado, acreditando-se numa prática doutrinária, fundamentada nos princípios cristãos, sendo este a “recuperação da sociedade”.

Somente em 1999, se assumiuuma postura marxiana, chegando a conclusão de que a produção social é a causa prioritária das desigualdades.

Em 1937, quando o Serviço Social teve início no Brasil, o objeto definido era o homem,mas um homem específico, : homem morador de favelas, pobre, analfabeto, desempregado, etc. Entendia-se que esse homem era incapaz, de ascender socialmente. Para o serviço social este homem era seu“objeto” de trabalho, tendo como objetivo moldá-lo, integrá-lo, aos valores, moral e costumes defendidos pela filosofia neotomista.

Posteriormente esta situação passa a ser vista de outra forma: estehomem não é fruto, da incapacidade individual, mas de um conjunto de situações que merecem a intervenção profissional.

O Serviço Social passa a atuar na base indivíduo-sociedade, nosdesajustamentos familiares e sociais.

Na década de 70, com a mobilização popular contra a ditadura militar, o Serviço Social revê seu objeto, e o define como transformação social. O “objeto” representou abusca, pelas assistentes sociais, o vínculo orgânico com as classes subalternizadas e exploradas pelo capital. O Serviço Social passa a orientar-se pela análise marxiana da sociedade burguesa, masabandonou a transformação social como objeto profissional.

A questão social não é apenas uma expressão do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e seu ingresso no cenário...
tracking img