Questão social no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3007 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho refere-se a questão social no Brasil sob a visão de um dos principais filósofos do século XVIII, Jean-Jacques Rousseau. Suas idéias são ricas e complexas e tiveram papel fundamental para a estrutura política e cultural da época. Rousseau contribuiu para o progresso do espírito humano com suas principais idéias filosóficas e políticas relacionadas com aatualidade.

2 DESENVOLVIMENTO
Começando com a desigualdade como um fato irreversível, Rousseau tenta responder a questão do que compele um homem a obedecer a outro homem ou por que direito um homem exerce autoridade sobre outro. Ele concluiu que somente um contrato tácito e livremente aceito por todos permite cada um "ligar-se a todos enquanto retendo sua vontade livre". A liberdade está inerente na leilivremente aceita. O iluminismo de Rousseau aos dias atuais O século 18 contribui com o estudo de vários pensadores sobre a educação, sua característica central humano ser individual, neste período se consagram os direitos civis, a sociedade moderna acreditava ser possível as luzes da razão se acender a cada individuo, dando oportunidade para que estes pudessem viver de forma igualitária.Rousseau considera a liberdade um direito e um dever ao mesmo tempo. "...todos nascem homens e livres"; a liberdade lhes pertence e renunciar a ela é renunciar à própria qualidade de homem.
O princípio da liberdade é direito inalienável e exigência essencial da própria natureza espiritual do homem".
O contrato social para Rousseau é "Uma livre associação de seres humanos inteligentes, que deliberadamente resolvem formar um certo tipo de sociedade, à qual passam a prestar obediência mediante o respeito à vontade geral. O "Contrato social", ao considerar que todos os homens nascem livres e iguais, encara o Estado como objeto de um contrato no qual os indivíduos não renunciam a seus direitos naturais, mas ao contrário entram em acordo para a proteção desses direitos, que o Estado é criado parapreservar.
O Estado é a unidade e como tal expressa a "vontade geral", porém esta vontade é posta em contraste e se distingue da "vontade de todos", a qual é meramente o agregado de vontades, o desejo acidentalmente mútuo da maioria.
Por isso a vontade geral dota o Estado de força para que ele atue em favor das teses fundamentais mesmo quando isto significa ir contra a vontade da maioria emalguma questão particular.
Rousseau reforça o contrato social através de sanções rigorosas que acreditava serem necessárias para a manutenção da estabilidade política do Estado por ele preconizado. Propõe a introdução de uma espécie de religião civil, ou profissão de fé cívica, a ser obedecida pelos cidadãos que depois de aceitarem-na, deveriam segui-la sob pena de morte.
Foi grande a influênciapolítica que tiveram as idéias de Rousseau na França. Os princípios de liberdade e igualdade política, formulados por ele, constituíram as coordenadas teóricas dos setores mais radicais da Revolução Francesa e inspiraram sua segunda fase, quando foram destruídos os restos da monarquia e foi instalado o regime republicano. O mais notável nessa república projetada era o disposto para banir estranhosà religião do Estado e punir os dissidentes com a morte.
A principal, preocupação teórico e filosófica de Rousseau seja o estudo da desigualdade entre os homens. Partindo disto, Rousseau preocupa-se em saber como os homens se tornaram desiguais, e tenta construir e elaborar uma resposta possível de como seria possível superar essa desigualdade.
A questão central da desigualdade é aquela quevai nos esclarecer a forma pela qual este pensador faz a articulação sobre a dimensão ética da política. A concepção de homem dada por Rousseau é que define que o homem em seu estado de natureza era bom, dotado de compaixão e solidariedade, além disso, os homens teriam, de forma inata, a idéia de justiça. Nesse ponto torna-se claro a sua associação com os conceitos platônicos de inatismo e da...
tracking img