Quesitos suplementares e quesitos de esclarecimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS APLIADAS
CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS











PERITO CONTÁBIL E O ASSISTENTE TÉCNICO


















2012





















O PERITO CONTADOR E O ASSISTENTE TÉCNICO















TRABALHO APRESENTADO AOPROFESSOR JOSSIMAR COMO REQUISITO PARA OBETENÇÃO DE PARTE DA NOTA SEMESTRAL DA DISCÍPLINA DE PERICIA CONTÁBIL


PRUDENTÓPOLIS

1 PERITO CONTABIL E ASSISTENTE TECNICO


1.1 PERICIA:

A expressão pericia que tem origem do Latim Peritia: que quer dizer; adquirido pela experiência. A pericia pode ser aplicada em todas as áreas do conhecimento humano por interesse direto ou indireto daspartes interessadas a fim de que este examine profundamente refira e emita seu parecer. De acordo com Assis (2004)


“A Perícia é Concebida como uma atividade de examinar as coisas e os fatos, reportando sua autencidade e opinando sobre as causas, essências e efeitos da matéria examinada. Pode haver em qualquer área, sempre onde existir a controvérsia ou apendência, inclusive em algumas situações empírica. Sua origem desde os mais remotos tempos da humanidade, onde iniciou-se o processo civilizatório, que alias, até hoje continua, um indivíduo que por sua experiência ou por maior poderio físico, comandava a sociedade primitiva era, a bem dizer juiz, legislador e executor ao mesmo tempo, já que examinava, por sua ótica, julgava, fazia e executava as leis.Na Índia surgiu a figura do árbitro, que na verdade era o perito e juiz ao mesmo tempo, pois fazia a verificação dos fatos, o exame dos estado das coisas e lugares, e também tinha o poder da decisão judicial. Os primeiros vestígios da Perícia surgiu no Egito e na Grécia, onde existiam especialistas em determinados campos para proceder a verificação e ao exame de determinadas matérias. O objetivoda Perícia é o estado do fato característico e peculiar, que está sendo objeto de  litígio extrajudicial ou judicial, que ocorre dentro do âmbito de qualquer uma das ciência em questão, fornecendo mediante um Laudo, Parecer ou Relatório, em linguagem acessível ao ser humano normal, condições para o julgamento e apreciação jurídica do fato estudado”.
 
 
Portanto, Perícia é a formade se demonstrar, por meio de laudo pericial, a verdade de fatos ocorridos contestados por interessados, examinados por especialista do assunto, e a qual servirá como meio de prova em que se baseia o juiz para resolução de determinado processo.
1.2 PERICIA CONTABIL:
Uma função que exige do profissional que ele esteja em constante aperfeiçoamento a pericia contábil vem atraindo cada vez maisprofissionais da área da contabilidade. Como é uma atividade de altíssima relevância e exige do contador uma boa qualificação, com bom nível de conhecimento não sobre a contabilidade mas também de outras áreas afins,alem disso o perito contábil deve de ter uma postura profissional de ética e moral inquestionáveis. Junior e oliveira (2008) apude, Chayko e Gulliver (1999) Definem perícia contábil comouma aplicação dos princípios Contábeis para os preceitos legais, uma especialização que combina os princípios da contabilidade, investigação, e depoimentos; e que esta se aplica a um vasto leque de situações financeiras. A pericia contábil é um ramo da contabilidade que utiliza-se de técnicas contábeis de modo a oferecer informações sobre o patrimônio das entidades sejam elas físicas ou jurídicasdentre os principais objetivos da pericia contábil pode-se destacar: informação fiel, esclarecer duvidas inerentes ao fato periciado, dar aval técnico ao juízo a ser formado, esclarecer o que está oculto seja por erros, inexatidão, fraude má fé.
1.3 CLASSIFICAÇAO DA PERICIA CONTABIL:
A pericia pode ser classificada em voluntaria quando ocorre por vontade do proprietário ou ainda há o seu...
tracking img