Quem tem direito ao iss

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4723 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CUSTOS COM LOGÍSTICA E SAZONALIDADE: TERCERIZAÇÃO É A SOLUÇÃO?

Eloi Almiro Brandt, Brasil, UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul
Email: eloi@unisc.br

José Auri Alves de Borba, Brasil, UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul
Email borba@fruki.ind.br


Palavras-chave: Terceirização, Custos com Logística e Frota Própria.

Tema do Trabalho: Gestão de Custos orientada a consultoriae serviços para a tomada de decisões em empresas em geral: Logística, transporte e cadeias produtivas.

Recursos audiovisuais: Computador e projetor multimidia


CUSTOS COM LOGÍSTICA E SAZONALIDADE: TERCERIZAÇÃO É A SOLUÇÃO?


Palavras-chave: Terceirização, Custos com Logística e Frota Própria.

Tema do Trabalho: Gestão de Custos orientada a consultoria e serviços para a tomada dedecisões em empresas em geral: Logística, transporte e cadeias produtivas.


RESUMO

A adequada apuração, análise, controle e gerenciamento dos custos logísticos são preocupações das organizações, que têm se apoiado no desenvolvimento da gestão logística para otimizarem sua competitividade no mercado. A empresa ora estudada detém uma considerável fatia do mercado Gaúcho de bebidas não alcoólicas etambém se depara com o “Custo - Brasil” para colocar seus produtos no mercado consumidor. Em síntese, a temática deste artigo discorre sobre a clássica dúvida que permeia as decisões dos gestores logísticos: Terceirizar, entregar por conta própria ou executar a distribuição dos produtos de forma mista? Identificou-se, neste estudo de caso por meio de pesquisa descritiva exploratória, numaabordagem quantitativa, que a terceirização, a priori, apresenta-se como a alternativa mais viável no contexto financeiro da operação, já a entrega própria, personalizada, tem na sua essência a gestão do processo um diferencial competitivo, que a longo prazo poderá fazer a diferença. A combinação destas alternativas demonstrou-se como forma ideal de atingir os níveis desejáveis de custo, qualidade efuncionalidade.



1. INTRODUÇÃO
Importantes mudanças no cenário macroeconômico levaram as empresas a focarem de forma mais sistêmica seus esforços num melhor gerenciamento logístico. Hoje, a Logística é um dos principais fatores que influenciam no preço final do produto. Uma gestão de transportes eficaz garante o desempenho logístico das empresas, envolvendo todos os elos da cadeia desuprimentos.
Este artigo objetiva de forma geral mensurar os custos na distribuição dos produtos comercializados pela empresa bebidas Fruki S/A, identificar os tipos de transporte hoje utilizados pela organização, e, por fim, dentro do modal rodoviário, qual o melhor tipo de transporte para a otimização de sua operação logística de entrega? Próprio, Terceirizado ou Misto?
A Frukiconcentra suas vendas praticamente no estado do Rio Grande do Sul, pois sua Direção entende que, apesar de ter uma boa fatia do mercado Gaúcho, ainda tem muito a crescer nestes pampas. E um dos entraves para este crescimento é justamente o custo de entrega das bebidas, que possui a relação peso x volume elevada, somado a uma malha rodoviária em condição não satisfatória, o extrapolado preço dos pedágios,manutenção, peças de reposição e encargos trabalhistas tornam esta tarefa perniciosa e de pouco valor agregado.




2.1 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Logística
Historicamente a logística vem nos mostrando o seu poder de decidir batalhas e embora existam diversos fatores que transcendem o domínio estrito do transporte, cobrindo também aspectos ligados à comercialização, estoques,marketing e tratamento da informação, o item transporte configura-se como o mais importante, em razão dos impactos que produz nos custos, no nível de serviço e nas demais variáveis do problema logístico.



2.2 Definição de Logística
A Logística é bem definida como sendo o processo de gerir, otimizar o fluxo e armazenagem de produtos e os serviços de informação associados, cobrindo desde o...
tracking img