Quem são, como vivem e o que pensam os jovens da geração z?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2881 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Quem são, como vivem e o que pensam os jovens da Geração Z?
InfoMoney
Nascidos a partir de meados dos anos 90, os ainda meninos e meninas da Geração Z são críticos, característica que pode revelar boas ideias e projetos. Mas também são impacientes e convivem com a constante mudança de opinião diante dos fatos do mundo.
A principal diferença dos "Zs", frente às outras gerações, é a facilidadede operar qualquer advento tecnológico, por mais complexo que ele seja. Esse fator é o que os torna mais avançados em relação à tecnologia e a novos conceitos dos produtos.
No entanto, essa geração – chamada também de Silenciosa – pode ser definida como aquela que tende ao egocentrismo, preocupando-se somente consigo na maioria das vezes.
Em cerca de dois anos, eles já terão invadido o mercadode trabalho. Porém, como lidar com esses novos "cidadãos", sem antes conhecê-los?
Prazer, eu faço parte da Geração Z!
Entre os fatores que influenciam estes jovens, estão o puro conceito de globalização e a velocidade de informações. Para eles, é impossível imaginar um mundo sem internet, telefones celulares, computadores, iPods, videogames, televisores e vídeos em alta definição.
“Suascaracterísticas são latentes: eles não se preocupam com os outros e fogem do tradicional espírito de equipe. Basta ter algum aparelho que eles já estão satisfeitos”, afirma o consultor de empresas Gilberto Wiesel.
Para ele, a Geração Z não quer conversar verbalmente – uma vez que desenvolveram a linguagem da comunicação via internet -, não vislumbra uma carreira profissional e muito menos despende muitotempo com os estudos. Segundo especialistas mais radicais, explica Wiesel, poderá haver uma “escassez” de médicos e cientistas no mundo pós-2020.
Esses jovens funcionam a curto prazo, pois procuram rápidos resultados e buscam a experimentação precoce das situações, avalia o consultor.
Um consumo diferente
“Eles não se preocupam com marcas, mas sim com os benefícios que elas podem trazer”. Aafirmação de Wiesel corresponde às exigências do mundo atual.
Segundo o consultor, esses jovens enfatizam a questão de sustentabilidade, não porque pensam no futuro do planeta, mas sim porque avaliam as condições dos próximos anos para si mesmos.
“Ao receberem um beneficio, esses garotos irão avaliá-lo de maneira diferente, colocando sempre no topo seus interesses pessoais, e não um valorpossivelmente agregado”, diz Wiesel.
Diferentemente da Geração Y, imediatamente anterior, a Z não sente-se atraída em resolver problemas com a ajuda dos outros. Preferem a solução por si próprios, sem levar preocupação a terceiros. Para eles, basta a satisfação pessoal, independentemente do que aconteça à sua volta.
Entrada para o mercado
Wiesel sustenta que a Geração Z trará inovação em muitas áreasprofissionais. “Essa geração está vindo e as empresas devem estar preparadas para isso. Eles forçarão uma mudança de olhar na área corporativa”.
Associada a essas mudanças, estão as questões de liderança, motivação e, principalmente, do ambiente na organização. Para esses jovens, a hierarquia não é bem vista.
Outra tendência levantada pelo consultor refere-se à predileção em trabalhar de casa.“Predomina a comodidade, o recuo em relação ao trabalho de equipe e principalmente a questão individual, de trabalhar sozinho”, explica Wiesel. "Nesses casos, eles irão render muito mais e trabalhar com muito entusiasmo".
Fato consumado é que em cerca de dois anos o mercado de trabalho já estará respirando as aspirações da Geração Z.

Eventos corporativos passam por transformação
Pesquisa mostraevolução do segmento em apenas dois anos
Mundo do Marketing
As festas de arromba ficaram para trás. A moda agora é festa no apê, festa no gueto, misturando o mundo inteiro. De Erasmo Carlos a Latino e Ivete Sangalo, muita coisa mudou na MPB, assim como no mercado de eventos corporativos. As festas deram lugar a eventos que são o chamariz para ações de relacionamento, venda e geração de...
tracking img