Quem foi Pestalozzi?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3665 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
QUEM FOI PESTALOZZI
A educação

A sociedade européia, à época de Pestalozzi, passava por profundas transformações políticas, econômicas e sociais em decorrência do que ARCE (2002) chamou de ‘’Era das Revoluções’’ que compreende a segunda metade do século XVIII e início do século XIX. A instituição escolar, nesse cenário, começa a passar por inúmeras modificações, passa a ter uma função maissocial, ligando ideologia e poder. Muda-se a escola a fim de torná-la mais funcional.

Pestalozzi produziu sua obra no momento da ascensão burguesa, que passou a ver na educação uma importante ferramenta para a manutenção de sua nova condição social. Para a elite burguesa educar seus filhos significava a preparação de profissionais com espírito burguês, necessários à manutenção do novo modo deprodução. Já a educação dos pobres significava a formação de mão-de-obra disposta ao trabalho nas fábricas, mas nunca o bastante para que se rebelassem. (ENGUITA, 1989)

A educação antes dessa nova ordem revolucionária era mantida pela concepção religiosa. A Igreja predominava na instrução primária, secundária, e universitária, e muitos para conseguir se inserir nesse contexto cultural incluíam-sena vida religiosa, ou seja, muitos homens para ter acesso ao ensino entravam para os seminários. O ensino transmitido pela Igreja, se apoiava em revelações divinas, livros ditos sagrados, excessiva disciplina e até mesmo castigos físicos.

Já para Pestalozzi ensinar é levar as crianças ao desenvolvimento de suas habilidades inatas, respeitando seus estágios de desenvolvimento, aptidões enecessidades. Essa concepção de educação foi inovadora para a época por apresentar uma possibilidade de ensino diferente da oferecida pela concepção religiosa. A escola de Pestalozzi não utilizava notas, recompensas ou castigos, pois ele acreditava que a disciplina deveria ser cultivada no interior do aluno.

Segundo Franco Cambi (1999), a educação colocou-se como central a função política dapedagogia e sua posição dentro do nicho da sociedade, ou seja, a educação reproduz o momento político que a sociedade vive. Na época do trabalho de Pezatalozzi, a sociedade vivia um momento ambíguo, de um lado a vontade de ser manter a forma tradicional de ensino, baseado na Igreja católica, e de outro, um ideário revolucionista, baseado nos interesses industriais de uma burguesia emergente.


Suamaneira de educar

O princípio educativo de Pestalozzi pauta-se em uma educação voltada para o desenvolvimento natural do ser humano, de acordo com cada estágio pelo qual o indivíduo passa até atingir a idade adulta. Para tanto divide a educação em dois estágios: infância e idade escolar, sendo que em cada um, deveria-se aplicar um tipo específico de trabalho. Em seu livro Como Gertrudes ensina aseus filhos, escrito em 1801, o pensador expõe os princípios gerais de sua educação, assim como descreve seu método de ensino.




“A criança, na concepção de Pestalozzi, era um ser puro, bom em sua essência e possuidor de uma natureza divina que deveria ser cultivada e descoberta para atingir a plenitude.”
(ARCE, 2002)


O seu método destacava a educação escolar como complemento dafamília e como meio de preparação para a vida, ou seja, o sistema de ensino deveria levar em consideração a formação de atitudes nos indivíduos, assim sendo a formação da moral e das virtudes. Para tanto essa formação deveria ser iniciada na família, representada principalmente pelo papel da mãe, que segundo o pensador é dotada de coração puro, bondoso e amável, sendo ela, portanto a primeira pessoa alevar a criança a conhecer Deus e seus desígnios, caracterizando assim uma educação também religiosa. O educando deveria então conhecer as regras e praticar a virtude, vivendo em harmonia com Deus e com a natureza.
Pestalozzi adorava as crianças; e vendo a miséria moral e o abandono em que viviam a maior parte das crianças de seu país, deliberou-se a fazer alguma coisa para torná-las fortes e...
tracking img