Quem foi os pioneiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
OS PIONEIROS DA GENÉTICA: HIPÓCRATES E ARISTÓTELES

410 a.C.(Hipócrates 460-377 a.C.)
Hipótese da Pangênese para explicar a hereditariedade. De acordo com essa hipótese, a transmissão dascaracterísticas hereditárias baseava-se na produção, por todas as partes do corpo, de partículas muito pequenas que eram transmitidas para a descendência no momento da concepção. A pangênese permaneceu comoa única teoria geral de hereditariedade até o final do século XIX.
Hipócrates escreveu: “A semente vem de todas as partes do corpo, as saudáveis das partes saudáveis, as doentes das partes doentes.Pais com pouco cabelo têm, em geral, filhos com pouco cabelo, pais com olhos cinzentos têm filhos com olhos cinzentos, pais estrábicos têm filhos estrábicos.”
A teoria da pangênese, assim como asidéias sobre a transmissão das características adquiridas foram adotadas por Darwin, em 1859, em suas explicações sobre a evolução.

Aristóteles (384-322 a.C.)
Para Aristóteles existia uma base físicada hereditariedade no sêmen produzido pelos pais. O termo “sêmen” foi usado por Aristóteles com o sentido de semente.
Aristóteles conhecia a hipótese da pangênese e apesar de relacionar argumentosimportantes que apoiavam a pangênese como uma hipótese plausível, ele a rejeitou. Algumas características não estruturais, como a voz ou o jeito de andar, que eram herdadas levaram Aristóteles a seperguntar como essas características poderiam produzir material para o sêmen. Além disso, filhos de pais com cabelos e barbas grisalhos não são grisalhos ao nascer.
As evidências mais importantes querefutaram, tanto a pangênese de Hipócrates, como a de Darwin, cerca de dois mil anos mais tarde, estavam ligados a não transmissividade das mutilações; plantas mutiladas produziam descendência perfeita,assim como homens que haviam perdido partes do corpo. Além disso, havia ainda o poderoso argumento de que se o pai e a mãe produzem sêmen com partículas precursoras de todas as partes do corpo,...