Quem foi Jacób Blesz

956 palavras 4 páginas
QUEM FOI O Doutor JACÓB BLÉSZ

Autor: Luiz C Feldmann
M:.M:. Lojas Lessing 61/Duplo Filiado Jacob Blész 241
Data: 24 de outubro de 2012

Falar do patrono de nossa Loja quando os registros que se tem da época eram mantidos à pena e tinta, escassos relatos em máquinas de escrever e livros de atas então, quase todos encostados em alguma prateleira esquecidos ou escondidos sob materiais mais recentes.

Nós, seres humanos da classe dos mamíferos, herdamos reflexos dos seres espalhados pelo GADU na face da terra. Sem muita importância no reino animal, o rato me empresta uma característica da qual poucos conhecem, mas o que mais importa é que eu me conheço bem. A de fuçador, furungador, cheirador, curioso, mas tudo isso para consumo próprio e/ou, como neste caso, para trazer notícias aos irmãos.

Jacob Blész é natural da Hungria e veio, juntamente com seus pais, num desses navios que conseguiram cruzar o atlântico sem serem acertados pelos torpedos alemães, e sabe-se se lá se o navio não era alemão, disfarçado com bandeira aliada para poder atracar no Brasil. Nascido em 12 de abril de 1898, era filho de Lajos Blész e Ilona März.

Já veio formado em medicina e ao mesmo tempo em que já desenvolvia suas atividades como médico, viu-se obrigado a revalidar seu Diploma de Médico junto ao Conselho Federal de Medicina, na época, somente com poderes para tal na cidade de São Paulo, capital paulista.

Naturalizou-se cidadão brasileiro em 17 de outubro de 1946, no pós guerra, casando-se pela primeira vez com Vilma Iserhardt, natural de Santa Cruz do Sul . Do primeiro casamento veio o filho Arpad Ludwig Blész, ainda vivo, que seguiu a profissão do pai, formando-se em medicina pela Universidade de Buenos Aires, Argentina. Com o falecimento da primeira esposa, casou-se novamente com Ilse Borggreve, natural de Estrela/RS, nascida em 1911. Deste casamento vieram os Filhos, Áttila Elöd Blész e Aranka Hajnalka Parmys, hoje residente na Espanha. Vale trazer a baila que a

Relacionados

  • variados
    30256 palavras | 122 páginas
  • Como aumentar suas vendas
    10937 palavras | 44 páginas
  • Guia
    37478 palavras | 150 páginas
  • Contestação
    39917 palavras | 160 páginas