Quem faz e como se faz o brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho

De

Biologia





























Os Biomas terrestres

Tundra Localiza-se no Círculo Polar Ártico. Compreende Norte do Alasca e do Canadá, Groelândia,Noruega, Suécia, Finlândia, Sibéria. 

A Tundra caracteriza-se por apresentar poucas espécies capazes de suportar as condições desfavoráveis. Os produtores são responsáveis por capim rasteiro e com extensas áreas cobertas por camadas baixas de liquens e musgos. Existem raras plantas lenhosas como os salgueiros, mas são excessivamente baixas (rasteiras).
No verão a Tundra fica mais cheia deanimais: aves marinhas, roedores, lobos, raposas, doninhas, renas etc.

Taiga
Também chamada de floresta de coníferas ou floresta boreal. Localiza-se no norte do Alasca, Canadá, sul da Groelândia, parte da Noruega, Suécia, Finlândia e Sibéria. Partindo-se da Tundra, à medida que se desloca para o sul a estação favorável orna-se mais longae o clima mais ameno.

Em conseqüência disso a vegetação é mais rica, surgindo a Taiga. Nela os abetos e os pinheiros formam uma densa cobertura, impedindo o solo de receber luz intensa. A vegetação rasteira é pouco representada. O período de crescimento dura 3 meses e as chuvas são poucas.
Os animais são representados por aves, alces, lobos, martas, linces, roedores etc.Floresta Caducifólia ou Floresta Decídua Temperada
Predomina no hemisfério norte, leste dos Estados Unidos, oeste da Europa, leste da Ásia, Coréia, Japão e partes da China. Neste Bioma, a maioria dos arbustos e árvores perde as suas folhas no outono e os animais migram, hibernam ou apresentam adaptações especiais para suportar o frio intenso.


As plantas são representadas por árvoresdicotiledôneas como nogueiras, carvalhos, faias. Os animais são representados por esquilos, veados, muitos insetos, aves insetívoras, ursos, lobos etc.

Floresta Tropical ou Floresta Pluvial A floresta tropical situa-se na região intertropical. A maior área é a Amazônia, a segunda nas Índias Orientais e a menor na Baciado Congo (África). A principal característica da floresta tropical é a sua estratificação. A parte superior é formada por árvores que atingem 40 m de altura, formando um dossel espesso de ramos e folhas. No topo a temperatura é alta e seca.

Debaixo desta cobertura ocorre outra camada de árvores, que chegam a 20 m de altura, outras a 10 m e 5 m de altura.
Este estrato médio é quente, maisescuro e mais úmido, apresentando pequena vegetação. O estrato médio caracteriza-se pela presença de cipós e epífitas. A diversificação de espécies vegetais e animais é muito grande.

Campos É um Bioma que se caracteriza por apresentar um único estrato de vegetação. Onúmero de espécies é muito grande, mas representado por pequeno número de indivíduos de cada espécie.
Encontra-se esse tipo de bioma em dois lugares distintos: os campos de terra firme(savanas de gramíneas baixas)são característicos do norte da Amazônia, Roraima, Pará, Ilha do Bananal e Ilha de Marajó, enquanto os campos limpos(estepes úmidas)são típicos da Região Sul.

Os campos sulinos,conhecidos como pampas ou pradarias, abrangem o centro-sul do estado do Rio Grande do Sul, que apresenta clima subtropical, com verão muito quente e inverno rigoroso. É formado por vegetação rasteira e arbustiva, constituída principalmente por gramíneas e pequenas árvores esparsas. Sua biodiversidade é bastante típica, mas não muito rica, pois e formada basicamente por roedores, felinos e aves....
tracking img