Queimaduras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1774 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1° QUEIMADURAS

As queimaduras de lesões causadas no organismo por algum tipo de agente físico ,podem ser classificadas em três tipos, sendo eles: térmica, elétrica e química.
 
Queimaduras térmicas são as que ocorrem em decorrência do contato do corpo com alguma fonte de calor e são as mais comuns.
 
Queimaduras elétricas são aquelas geradas por algum tipo de descarga elétrica recebidapelo corpo, e as queimaduras químicas são aquelas que ocorrem quando o corpo é submetido ao contato com substâncias cáusticas como, por exemplo, ácidos e produtos químicos corrosivos
.
Produtos químicos :gasolina ,álcool ácidos etc.
Biologicos:água viva,lagarta de fogo etc...
 

O que fazer nos casos de queimadura?

         Em queimaduras de 1º grau -
 
*Deve-se procurar resfriar bem alocalidade da queimadura com soro fisiológico ou água fria em abundância, até que a dor amenize;
           
*Administrar o uso de pomadas contra queimadura, se for o caso.

        Em queimaduras de 2º grau -

*Resfrie a área afetada com soro fisiológico ou água fria corrente em abundância;
 
*Deve-se lavar a área cuidadosamente, sem esfregar, com sabão neutro, ou um antiséptico, quenão seja álcool;

*Não se deve “estourar” as bolhas que se formam, e nem retirar a pele das que já estiverem rebentadas, deve-se colocar uma gaze úmida após ter resfriado o local e a dor haver diminuído;

*O curativo sobre a lesão deve permanecer durante 48 horas e, somente depois desse tempo, recomenda-se expor a pele ao ar livre, para evitar infecções.

       Em queimaduras de 3º grau -*Resfriar a região com soro fisiológico ou água fria corrente até que a dor amenize; 
 
*Lavar cuidadosamente sem esfregar, com sabão neutro ou antiséptico que não seja álcool;

*Se a área afetada for extensa, deve-se envolver a vítima num lençol limpo e molhado com soro fisiológico, ou com água fria;
 
*Nesses casoss por se tratar de queimaduras mais graves a vítima deve ter um atendimentomédico o quanto antes -leva-a a um hospital próximo.

As queimaduras de 1º grau podem ser tratadas sem recurso ao hospital, a não ser que atinjam uma área muito grande ou sejam em bebés e idosos. Este tipo de queimadura melhora em 3 dias.
As queimaduras de 2º grau são as mais dolorosas porque afectam uma parte da derme. Demoram a curar cerca de 3 semanas e não deixam marca. Se forem maisprofundas doem menos e demoram mais tempo a regenerar. Podem deixar cicatrizes.
As queimaduras de 3º grau afectam até aos tecidos subcutâneos. Os tecidos ficam brancos ou escurecidos. A cicatrização é muito lenta se os tecidos não forem substituídos por cirurgia.

ATENÇÃO!
 
Em hipótese alguma nos casos de queimaduras deve-se:

* Retirar qualquer pedaço de roupa ou tecido que porventuraficarem agarrados à pele da vítima;
* Estourar as bolhas que se formaram, nem retirar a pele das que já estouraram;
* Aplicar gelo sobre as queimaduras, pois ele também causa queimaduras;

* Primeiros socorros
* 1) Queimaduras de primeiro e segundo grau: coloque a parte queimada debaixo de água corrente ou numa vasilha com água fria por cinco minutos para resfriar a pele e aliviar ador. Depois, enxugue e proteja a região queimada com gaze ou com um pano seco e limpo. Não a esfregue nos cabelos, nem aplique nenhum tipo de pomada, pó de café, manteiga, pasta de dente sobre o ferimento, pois podem grudar na pele e agravar o ferimento..
* 2) Queimaduras de terceiro grau: coloque a parte queimada sob água fria por pelo menos cinco minutos (se a área for extensa, ponha apessoa debaixo do chuveiro), cubra com pano limpo e transporte a pessoa para atendimento médico o mais depressa possível.
* 3) Observações importantes:
* a) Nos casos de as roupas estarem pegando fogo, a pessoa não deve correr, porque o oxigênio do ar alimenta as chamas e o fogo se alastra. Se estiver sozinha, deve deitar no chão e rolar. Se houver alguém por perto, deve ser deitada e...
tracking img